NBA pode punir James Harden após xingamentos e polêmicas

James Harden está mesmo disposto a deixar o Philadelphia 76ers nesta temporada. Mas ao que tudo indica, ele poderá sofrer uma severa punição da NBA por conta de tudo o que ele está fazendo para forçar essa saída. O clima entre o ‘Barba’ e a franquia do Leste já não andava muito bem. Agora, tudo azedou de vez.

Isso porque Harden, em um evento de um patrocinador da equipe na China realizado na última segunda-feira, 14, chamou o atual presidente dos 76ers, Daryl Morey, de mentiroso. “Daryl Morey é um mentiroso e nunca farei parte de uma organização da qual ele faz parte”, afirmou Harden, que ainda completou dizendo que não vai se reapresentar aos treinamentos da equipe.

Mas, caso realmente não se reapresente ao time, Harden poderá sofrer uma punição prevista nas regras do Acordo Coletivo da NBA com o sindicato dos Jogadores. O ala-armador não pode romper com a sua franquia, nem ao menos conversar com outra enquanto estiver com contrato vigente.

James Harden e Daryl Morey: relação que já foi boa, agora anda estremecida
James Harden e Daryl Morey: relação que já foi boa, agora anda estremecida

“Um jogador que se recusar a prestar seus serviços prescritos em seu contrato por mais de 30 dias após o início da última temporada, não poderá se tornar agente livre. E não poderá negociar ou assinar um contrato com nenhum outro time de basquete profissional. A não ser que o último time pelo qual jogou concorde com que faça”, afirma um trecho do acordo, que ainda prevê multa de US$ 389 mil dólares (R$ 1,9 milhão) por jogo perdido.

Carreira de James Harden

Aos 33 anos, o ala-armador busca uma solução para dar prosseguimento à sua carreira. Harden começou na NBA em 2009, quando foi draftado pelo Oklahoma City Thunder. Teve passagens ainda por Houston Rockets (onde encontrou Morey pela primeira vez) e Brooklyn Nets, antes de chegar aos 76ers no meio da Temporada 2021/2022.

Ele ainda é um nome super importante na NBA e chegou a obter a incrível média de 36.1 pontos por partida em 2019 quando ainda atuava pelos Rockets. Mas atualmente, sua carreira está em risco, tendo em vista que o mesmo se recusa a jogar pelos 76ers e não teve uma transferência facilitada para o Los Angeles Clippers, onde manifestou interesse de jogar na próxima temporada.