NBA pode voltar à China? Comissário da liga revela

Desde 2019, a NBA não realiza jogos de pré-temporada na China, mas a história pode mudar em breve. O comissário da liga, Adam Silver, falou sobre a possibilidade e não descartou o país asiático da lista.

“Acho que traremos os jogos de volta para a China em algum momento. Tivemos um incidente bem conhecido lá antes da pandemia com um tuíte e o governo da China nos tirou do ar por um período de tempo. Nós aceitamos isso. Mantivemos nossos valores”, explicou Silver, sobre a possibilidade de retorno.

O início da pandemia covid-19 na China abalou as relações com os Estados Unidos, mas não foi o principal problema. Um tweet de Daryl Morey, ex-gerente do Houston Rockets, que declarou ser a favor da liberdade à Hong Kong, desagradou o governo chinês, que chegou a tirar jogos da NBA da TV local.

“Estamos felizes em lidar diretamente com os problemas. Nada hoje em dia é completamente limpo. Não diríamos que não é justo ser crítico ou ter pontos de vista contrários. Chegamos à decisão coletivamente como uma liga que, ao expandir nosso jogo internacionalmente, é positivo e faz parte da nossa missão criar saúde e bem-estar em torno do esporte do basquete”, acrescentou o comissário.

A NBA tem a cultura de levar jogos entre as franquias para outros países com o objetivo de expandir a marca da liga. Nesta pré-temporada, Boston Celtics e Denver Nuggets, os dois últimos campeões, duelaram em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O Brasil, inclusive, já recebeu jogos de preseason e pode voltar a ser sede num futuro próximo.