NBA tem primeiro árbitro não binário: Che Flores
Conhecida pelo engajamento em diversas causas sociais, a NBA terá uma grande novidade na temporada 2023-24. Um relatório oficial, divulgado pela liga na última semana, confirmou que Che Flores se tornou o primeiro árbitro não-binário e transgênero oficialmente reconhecido no melhor basquete do mundo.
Em entrevista para a GQ, o árbitro afirmou que esta será sua terceira temporada trabalhando na NBA. Mas, será a primeira vez que apitará partidas depois de ter se identificado com uma pessoa transexual.
“Uma coisa que me faltava era que ninguém sabia como eu me identificava. Ser mal interpretada como sempre foi como um pequeno soco no estômago. …Posso viajar pelo mundo e até mesmo pelo meu trabalho com muito mais conforto”, explicou.
Vale destacar que, apesar da informação ser nova para o público, os executivos da NBA já sabiam das preferências do árbitro. Há mais de uma década na G League e na WNBA, o profissional já comandou alguns jogos importantes, incluindo as finais da G League e da WNBA e o jogo do campeonato nacional feminino da NCAA.
“Eu só penso em fazer com que crianças mais novas olhem para alguém que está em um palco de destaque e não usem isso. E não estou usando a liga como vantagem de forma alguma. Isto é apenas para que as crianças saibam que podemos existir, que podemos ter sucesso de todas as maneiras diferentes.”, explicou.