NBA vai ter importante mudança de regra na temporada 2024-25
O Comitê de Competição da NBA anunciou, na última terça-feira (10), uma importante melhoria para a temporada 2024-25. Trata-se de uma expansão no uso do replay instantâneo, que se utiliza durante os famosos desafios dos treinadores.
O que acontece? Agora, se uma falta que deveria ter sido marcada na jogada, ela pode ser revisada logo após o fato. Os fatores que serão considerados para determinar se a falta foi próxima ao out-of-bounds violation são os seguintes:
- Se os jogadores envolvidos na falta não marcada são os mesmos ou jogadores diferentes dos envolvidos na violação fora de campo em análise.
- A distância entre a falta não marcada e a violação fora dos limites em revisão.
- O tempo decorrido entre a falta não marcada e a violação fora dos limites em revisão.
A NBA também divulgou um vídeo na prática de como a nova regra vai funcionar. Você pode conferir clicando aqui.
O exemplo em questão aconteceu na final da Conferência Oeste da última temporada, entre Dallas Mavericks e Minnesota Timberwolves. Na ocasião, os árbitros deram um parecer positivo ao desafio ao Mavs, mas na nova regra, isso não aconteceria.
“De acordo com a nova regra, o desafio de Dallas não teria sucesso, uma falta pessoal seria marcada em Irving e Minnesota manteria a posse ou atiraria lances livres se o Mavericks estivesse no pênalti”, explica a NBA.
A temporada 2024/25 da liga tem início no dia 22 de outubro. O Boston Celtics é o atual campeão após bater o Dallas Mavericks na grande final da última temporada.