Nem Kawhi e nem Harden: É outro jogador do Clippers que vai ganhar prêmio na NBA
A temporada regular da NBA tem se encaminhado para a reta final, mas alguns destaques devem ser celebrados individualmente. Além do prêmio MVP, um outro que possui relevância é o de Defensor do Ano. Embora nomes de renome estejam no páreo para a conquista da façanha, Ivica Zubac, do Los Angeles Clippers, surge como grande favorito.
Com vaga praticamente assegurada nos playoffs, a franquia da Conferência Oeste comemora a dinastia de seus jogadores em quadra, principalmente a de seu pivô. Em síntese, a temporada 2024/25 tem se mostrado a melhor de toda a carreira de Zubac. Detendo em mãos a maior eficiência defensiva de toda a NBA, o croata comemorou a fase vivida ao lado de seus companheiros de equipe.
“Eu gostaria muito de estar nos quintetos de defesa. Tem sido uma meta há algum tempo e é um óbvio objetivo para esse ano. Sou um cara que me orgulho muito do meu esforço no lado defensivo. Lembro que quando entrei na NBA, a maior parte das análises é de que eu não conseguiria defender, isso me irritava demais. Mas fiz muitas melhorias no meu jogo nesse sentido. Então, espero conseguir uma vaga”, disparou o jogador de 28 anos à revista Forbes.
Ao que tudo indica, Ivica Zubac estará presente no time ideal defensivo da liga norte-americana, isso porque suas ações fazem com que os adversários apresentem queda de 6% diante da cesta. A nível de comparação, quando o atleta do Clippers está em quadra, os oponentes convertem 107.5 pontos a cada 100 posses de bola.
Restando apenas mais dois compromissos para o início dos playoffs, o pivô acumula médias impressionantes na franquia de Los Angeles. Sobretudo, por duelo, o croata detém 16.7 pontos, .7 assistências e 12.6 rebotes. Isso mostra que seu desempenho ganhou protagonismo com a dispensa de Paul George e a lesão de Kawhi Leonard.
Qual o motivo da melhoria na NBA?
Mantendo a modéstia em destaque, o jogador do Los Angeles Clippers assumiu que sua alta performance tem parceria com um grande astro da NBA. De modo geral, Zubac afirmou que a dinâmica de jogo requerida por James Harden foi essencial para seu amadurecimento em quadra. No mais, comemorou a chegada do veterano armador.
“Desde que ele chegou aqui, percebi que queria jogar com um armador como esse a minha vida inteira. Ele é provavelmente um dos melhores jogadores de pick-and-roll de todos os tempos. Ele instalou muita confiança em mim. Ou muito estilo, como ele diz. Trabalhamos muito nossas combinação no ano passado e este ano. Então, tem sido ótimo desde que ele chegou”, disse em entrevista a Malika Andrews, da ESPN.