Netflix pode comprar a NBA

A NBA é um dos torneios que mais gera lucros no mundo e capaz de movimentar altas cifras de dinheiro. Recentemente, vimos que teve a criação da Copa da NBA, competição que veio com o objetivo de deixar os jogos mais atrativos para as franquias e, claro, gerar mais economia para a organização.

A Netflix agora pode aumentar sua relação com a NBA
A Netflix agora pode aumentar sua relação com a NBA

E, pelo visto, isso já pode estar gerando alguns resultados. O Sports Business Journal deu a notícia de que a Netflix, uma das plataformas de streaming mais famosas do mundo, está cogitando a compra de alguns ativos da NBA, para que a plataforma possa produzir alguns conteúdos relacionados à Liga.

As produções seriam semelhantes ao que a plataforma faz, por exemplo, com a Fórmula 1, com a produção “Formula 1: Drive to Survive”, que é uma série documental que mostra todos os bastidores das temporadas da Fórmula 1, com depoimentos dos pilotos, chefes de equipes e outras pessoas envolvidas.

A Netflix já conta com algumas produções de basquete em seu catálogo de filmes e séries, mas poderia se aproximar mais do espectador fã da NBA com outras grandes produções.

Venda da NBA para a Netflix é bem estratégica

Caso seja realmente concretizada, a estratégia da Liga será bem sucedida, já que muitos dos pacotes de direitos de transmissão vão se vencer ao final da Temporada 2024/2025. A Liga seria capaz de gerar receitas adicionais de TV ou Streaming se estiver com um parceiro certo de mídia.

A Netfilx está no radar de potenciais parceiros para a NBA pois poderia muito bem ajudar a liga a atingir a meta de arrecadar algo em torno de US$ 7 bilhões com os próximos acordos de mídia. Grandes empresas de mídia digital enfrentam problemas quanto aos cortes de cabos e falhas de programação que estão acontecendo por conta das sucessivas greves de roteiristas de Hollywood. Mas a Disney foi esperta em manter a NBA em seu pacote e oferta alguns jogos por meio do Star+ e da ESPN.