Nova liga europeia da NBA? Saiba mais

A NBA está em conversas com a FIBA (Federação Internacional de Basquete) para a criação de uma liga em solo europeu. A nova competição chegaria para disputar com a EuroLeague, ou até mesmo, substitui-lá.

Andreas Zagklis, secretário-geral da FIBA, confirmou as tratativas, mas não entrou em detalhes acerca de formato, data ou participantes dessa possível nova liga.

“Há um interesse claro e há conversas em andamento. Temos tido e continuaremos tendo diálogos com a empresa que opera a EuroLeague. É algo que está no nosso radar. Portanto, estamos estudando o tema com nossos parceiros da NBA”, destacou o porta-voz.

Porque a NBA quer investir na Europa?

A principal liga do mundo sempre buscou expandir sua marca para outros continentes. E tendo em vista o aumento de jogadores europeus na liga, o interesse não poderia ser diferente. Atualmente, 15% dos atletas que atuam na NBA são europeus. A entidade está em estudos para fazer o investimento. A ideia é criar uma liga com grande disputa.

Nos últimos anos, a liga buscou aproximação com o Velho Continente. Em outubro de 2023, o Dallas Mavericks foi até a Espanha para fazer um amistoso de pré-temporada contra o Real Madrid. O time merengue levou a melhor e venceu por 127 a 123.

O próximo passo disso, antes da criação da liga, deve ser uma partida na França, em Paris. O comissário Adam Silver teve uma reunião com o presidente Emmanuel Macron para debater a viabilidade de um jogo entre duas franquias na capital francesa.

A Europa é apenas um dos vários lugares que a NBA centra seus interesses comerciais. A liga possuí investimentos na China, México e também no Brasil.