Nova patrocinadora de Kyrie Irving é acusada de crimes contra a humanidade e genocídio
Após a rescisão do contrato de patrocínio com a Nike, o armador Kyrie Irving foi anunciado como novo garoto propaganda da marca chinesa ANTA, no último mês de julho. O craque do Dallas Mavericks também se tornou diretor de criação da empresa, que está avaliada em US$ 30 bilhões.
Porém, de acordo com um artigo divulgado recentemente pela Rolling Stone, a ANTA tem sido diretamente ligada a “crimes contra a humanidade” e a um “genocídio” por parte do governo chinês, quando se trata da exploração de mão de obra.
Segundo o portal, o governo norte-americano está alertando a NBA sobre o assunto. O Congresso dos EUA teria enviado uma carta ao comissário da NBA, Adam Silver, afirmando que a ANTA e outras marcas chinesas “abraçam publicamente o uso de cadeias de abastecimento ligadas ao trabalho forçado que ajuda a financiar o genocídio cometido no povo uigure de Xinjiang”.
Procurada pela reportagem da Rolling Stone, a ANTA preferiu não se pronunciar sobre o assunto. Em seu site, a marca chinesa afirma que todos os fornecedores “estão proibidos de utilizar trabalho forçado ou involuntário”.
Os representantes de Kyrie Irivng divulgaram uma nota oficial, onde se posicionaram totalmente contra as supostas violações de direitos humanos.
“Em primeiro lugar, tanto Kyrie Irving como a ANTA posicionam-se firmemente contra as violações dos direitos humanos. As alegações em torno do envolvimento da ANTA em tais práticas são gravemente preocupantes. No entanto, a ANTA tem sempre esclarecido que os seus fornecedores estão proibidos de utilizar trabalho forçado ou involuntário em qualquer parte dos seus processos de produção.”, diz um trecho da nota.
“Instamos a mídia e o público a abordar este assunto com justiça e nuances, abstendo-se de perpetuar narrativas tendenciosas ou infundadas. A associação de Kyrie com a ANTA busca aprimorar o lado criativo do basquete e valorizar talentos emergentes. Continuamos comprometidos com práticas comerciais éticas e estamos sempre abertos ao diálogo informado e construtivo.”, concluiu.
Além de Irving, outros nomes conhecidos na NBA como Gordon Hayward, Klay Thompson e Kevon Looney também possuem contratos com a ANTA. O ala-armador do Golden State Warriors tem um contrato de 10 anos e US$ 80 milhões com a empresa.