O dia que o Real Madrid enfrentou o Boston Celtics

Em 1987, surgia o McDonald’s Open, um torneio de basquete organizado pelo McDonald’s e contou com a participação de equipes de basquete de alto nível de diferentes partes do mundo. O objetivo da competição era proporcionar confrontos entre as principais equipes de diferentes ligas e continentes, além de promover o basquete mundial.

Durante sua existência, o torneio atraiu equipes da NBA, da Euroliga, da Liga ACB (Espanha), da Liga Italiana e outras grandes ligas de basquete. As equipes competiam em um formato com jogos eliminatórios e uma final para determinar o campeão do McDonald’s Open. O evento era geralmente realizado no fim do ano, reunindo equipes de destaque do basquete mundial, mas chegou ao fim de 1999.

Real Madrid x Boston Celtics fizeram uma final marcante

A segunda edição do McDonald’s Open aconteceu em 1988 e o palco do torneio foi o Palacio de Los Deportes, localizado em Madri, capital da Espanha. Como clube anfitrião, o primeiro participante confirmado foi o Real Madrid.

Os demais clubes participantes foram o italiano Scavolini Pesaro, vencedor da Liga Italiana de Basquete 1987/88, a Seleção Iugoslava, medalha de prata nas Olimpíadas de Seul 1988 e o Boston Celtics, terceiro lugar na temporada 87/88 da NBA.

Iniciando nas semifinais, o Real Madrid venceu o Scavolini Pesaro por 108 x 96, enquanto pelo outro lado o Boston Celtics ganhava da Seleção Iugoslava por 113 x 85. Assim sendo, os anfitriões e os Celtics garantiram a vaga na final do torneio. Na disputa pelo terceiro lugar, a Iugoslávia venceu o Pesaro por 100 x 91.

Na final, o Real Madrid conseguiu conduzir uma boa partida, mas o Boston Celtics sagraram-se campeões da segunda edição do McDonald’s Open. O confronto terminou com o placar de 111 x 96, com destaque para Larry Bird, que liderou a vitória dos Celtics. Pelo lado dos Merengues, o destaque ficou com Drazen Petrovic.