O que é uma falta de caminho claro no basquete da NBA?

Os executivos da NBA buscam definir o mais rápido possível uma nova mudança na regra de jogo da liga americana de basquete e inserir uma nova falta para evitar algumas situações em determinados jogos. Uma possível mudança de regra na NBA para as faltas em transição faria com que diminuíssem as faltas táticas para atrapalhar os contra-ataques.

De acordo com Shams Charania, do portal The Athletic, a possível novidade “concederia ao time que estava atacando, um lance livre e a posse de bola”. Assim, se assemelharia às atuais regras da G League (Liga de Desenvolvimento). Embora a NBA tenha implementado as “faltas de caminho claro”, em 2018, já visando diminuir a quebra de contra-ataques, ainda não parece ser o suficiente para eliminar o problema visto pelos executivos da liga.

Essas faltas só são aplicadas quando a bola está à frente do círculo central e não ter nenhum defensor à frente do jogador de ataque. Se a falta em questão privar o jogador de uma chance clara de pontuar, ele terá direito a dois lances livres e a posse de bola.

NBA busca nova regra para acabar com antijogo na liga

A próxima temporada da NBA pode vir com uma nova mudança nas regar da liga americana, isso porque internamente os executivos buscam adotar de vez a chamada falta de caminho claro.

De acordo com Shams Charania, do portal The Athletic, a possível novidade “concederia ao time que estava atacando, um lance livre e a posse de bola”. Isso visa acabar com as faltas táticas que quebram o ataque adversário quando o time está em desvantagem numérica.