Oficial: Seleção Brasileira tá fora da Copa do Mundo

O Brasil surpreendeu a muita gente quando venceu o Canadá em partida válida pela segunda fase da Copa do Mundo de Basquete. Bastava vencer a Letônia que a seleção brasileira garantiria vaga nas quartas de final da competição. No entanto, a vitória não veio. Na partida disputada no último domingo, os letães levaram a melhor e venceram pelo placar de 104×84. Com o resultado, o Brasil se despediu da Copa do Mundo.

Foi um jogo bem parelho nos dois primeiros quartos, já que a diferença era de apenas três pontos. No entanto, a seleção europeia se sobressaiu no terceiro quarto e abriu uma extensa vantagem, muito por conta dos arremessos de três pontos certeiros. A Letônia teve um aproveitamento de 48% nas tentativas de longa distância, enquanto que o Brasil conseguiu acertar apenas 29% das suas tentativas.

Bruno Caboclo, jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
Bruno Caboclo, jogador da Seleção Brasileira

Andrejs Grazulis foi o cestinha da partida, tendo anotado 24 pontos. Bruno Caboclo fez 20 pontos e foi o maior pontuador brasileiro.

Bom desempenho na Copa do Mundo valia vaga para os Jogos Olímpicos

A vitória contra a Letônia não valia apenas uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo e a chance do Brasil conquistar novamente um título que não vem desde 1963. As duas seleções das américas que obtivessem a melhor campanha na competição estariam automaticamente qualificadas para as Olimpíadas de Paris, que serão disputadas no próximo ano.

Uma vaga estava praticamente garantida para os Estados Unidos, que vinham obtendo um bom desempenho na competição. A segunda vaga estava sendo disputada por Brasil, Canadá, República Dominicana e Porto Rico. As derrotas das duas últimas ajudariam a seleção brasileira a conquistar a vaga, que dependeria apenas de uma vitória ou de uma derrota canadense.

Infelizmente nenhum dos dois cenários se cumpriu e o Brasil agora precisará disputar um torneio Pré-Olímpico que será disputado no próximo ano. 24 equipes disputarão as últimas quatro vagas dos Jogos de Paris 2024. Nossa seleção precisará tomar muito cuidado, já que o torneio contará com países tradicionais no basquete, como a Espanha, Montenegro, Grécia e República Dominicana.