ONG e NBA se unem pra uma nobre atitude em favela do Brasil

A NBA e a ONG Gerando Falcões construíram, em conjunto, uma quadra de basquete na Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos, em São Paulo. No local, professores poderão dar aulas sobre o esporte, assim como realizar partidas.

Segundo informações do “UOL Esporte”, os moradores da região podem desfrutar livremente do uso da quadra, além de ter que garantir a sua manutenção. Ao total, mais de 80 crianças devem fazer parte do projeto.

A gente tem como princípio lá fazer uma coisa de baixo para cima e de dentro para fora. É um favelado cocriando a solução, no centro, participando das decisões. Então, essa quadra também tem esse espírito da cocriação, de atender a uma demanda e uma vontade, um anseio da própria favela“, disse Edy Lyra, CEO da ONG Gerando Falcões, ao “UOL Esporte”.

A inauguração da quadra contou com presenças ilustres como Rodrigo Vicentini, CEO da NBA no Brasil, e também com Guilherme Giovannoni e Helen Luz, ex-atletas e que hoje trabalham na ESPN.

Esse é o terceiro projeto com a chancela da liga no Brasil. Há outras duas quadras, sendo uma no Parque Villa Lobos, na capital, e outra em Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas.

Na parte do jogo em si, a gente tem a capacitação de professor de educação física da comunidade. Essa é a parte importante. Não é que a gente vai trazer alguém de fora. Ou seja, gera emprego. E a gente vai ter duas vezes por semana aula de basquete ali para 80 crianças nesse primeiro momento. São aulas gratuitas. E a partir dali a gente começa a desenhar agendas de rachões as primeiras semanas“, disse Rodrigo Vicentini, também ao “UOL”.