Os dois grandes erros que Luka Doncic tem na carreira pela NBA

Projetado para o rol de melhores jogadores europeus da atualidade, Luka Doncic caiu nas graças dos torcedores do Los Angeles Lakers de forma imediata. Embora sua maestria seja reverenciada a cada partida, o escritor Tim MacMahon, autor da biografia do esloveno, cravou os dois maiores erros do jogador em toda a sua carreira.

Acompanhando de perto toda a trajetória do armador desde a sua chegada ao Dallas Mavericks, o escritor não escondeu a grandeza de Doncic ao enquadrá-lo em “uma mistura rara de poder e sutileza”. Todavia, Tim MacMahon foi incisivo ao criticar a falta de comprometimento do craque em melhorar seu condicionamento físico e a ausência de tocos nas partidas.

Ao longo da entrevista cedida ao The Guardian, o autor foi categórico ao expor os extremos de Luka Doncic ao se firmar como um dos grandes nomes da NBA. “Ele entra na área, faz muitos arremessos, pega rebotes… Isso cobra um preço físico do corpo dele. Ele permite que suas emoções o dominem. Há momentos em que ele está mais focado nos três caras com os apitos do que nos cinco caras na quadra tentando pará-lo”, disse ele.

Aos 26 anos, o esloveno tem tudo para melhorar os pontos citados pelo escritor. Por sua vez, é notório o empenho do atleta em estar apto fisicamente para dividir as quadras ao lado de LeBron James. Isso porque o Dallas Mavericks explicou sua transferência por falta de cuidados com seu peso. Sendo assim, como resposta imediata, o armador perdeu 24 quilos em menos de dois meses no Lakers.

Trajetória de Luka Doncic em função da NBA

Fora do eixo que disputa a National Basketball Association, Luka iniciou seus trabalhos defendendo as cores do Olimpija Ljubljana, equipe eslovena. Posteriormente, foi transferido à Espanha, por onde atuou pelo Real Madrid ao longo de quatro anos. Apesar dos feitos dentro de quadra, Doncic projetava voos mais altos, que incluíam o desembarque na NBA.

Como resultado de sua competência, o armador foi draftado pelo Dallas Mavericks na temporada 2018/19. Identificado com a equipe texana, Luka colocou seu nome na história da franquia, mas foi pego de surpresa ao ser envolvido na troca por Anthony Davis, em fevereiro deste ano. Agora, ao lado de LeBron, o esloveno luta pelo título da NBA.