Palmeiras basquete completa 100 anos e retorno do time profissional é incerto
Sem previsão de um retorno para a elite da modalidade, o basquete do Palmeiras completa 100 anos em 2023. Atualmente, o Alviverde possui apenas equipes nas categorias de base, do sub-12 ao sub-18.
Segundo esporte coletivo da história do clube, atrás apenas do futebol, o basquete do Palmeiras já revelou nomes importantes como Oscar Schmidt e Leandro Barbosa.
Fora do NBB (Novo Basquete Brasil) desde junho de 2015, após participar das temporadas de 2012/2013, 2013/2014 e 2014/2015, o Palmeiras optou pelo encerramento do projeto na modalidade por falta de patrocinadores.
Em entrevista ao UOL Esporte, Régis Marelli, que treinava a equipe na época, comentou sobre o fim do time e afirmou que foi pego de surpresa com a notícia de que as atividades do basquete profissional seriam encerradas de maneira precoce.
“Já estava certa a minha renovação, inclusive tive alguns jogadores no clube que eu tinha acertado para conhecer o Palmeiras, quando chegou a notícia do final da equipe profissional de basquete por motivos de patrocínio e verba. Isso realmente pegou a gente de surpresa”, disse Régis.
Diretor de basquete do Palmeiras na ocasião, Alejandro Audinino também falou sobre o fim do time e deixou claro que a decisão fez parte de um processo político do clube.
“Nos clubes, vai mudando o presidente e as direções. E sempre sobra para alguém, porque há um corte de verbas. A gente projetou o futuro, projetou os jogadores que seriam contratados, quanto se ia gastar, mas não prosperou. Apesar de inúmeros momentos e lutas, não foi possível”, explicou.
Basquete do Palmeiras vai voltar para o NBB?
Anos depois do corte da equipe profissional de basquete, o Palmeiras como instituição está em uma situação bastante diferente. A equipe de futebol conquistou vários títulos e é considerada um exemplo de gestão no futebol brasileiro.
Apesar disso, ainda não existe nenhum projeto em andamento para o retorno do Verdão ao NBB. Segundo apuração do UOL Esporte, a atual diretoria do clube entende que o basquete precisa de um investimento externo de alguma empresa que esteja disposta a arcar com todos os custos envolvidos, algo que ainda não aconteceu.
A Liga Nacional de Basquete (LNB), que organiza o NBB afirmou que nunca foi procurada pelo Palmeiras sobre um possível retorno para a competição. Vale destacar que as equipes precisam comprovar um investimento mínimo de R$ 1,8 milhão para conseguir uma vaga na liga.