Partida do Flamengo é marcada com camisa aposentada de craque
No jogo que marcou o recorde de público da temporada, com 10.760 espectadores presentes, no confronto entre Brasília e Flamengo, um jogador recentemente aposentado teve razões de sobra para celebrar. Durante o intervalo da partida, que resultou na vitória do Flamengo por 86 a 74, o ex-ala Arthur teve sua camisa aposentada pelo time brasiliense. A partir de agora, nenhum outro atleta que represente as cores da equipe poderá usar a camisa número 4.
Com 41 anos de idade, Arthur esteve presente em todas as conquistas nacionais e internacionais do Brasília, desde o título do Nacional de Basquete na temporada 2006/2007, quando a equipe do Distrito Federal entrou definitivamente no cenário das grandes equipes do país. O ex-ala também fez parte das vitórias no tricampeonato Sul-Americano e na Liga das Américas.
Se considerarmos apenas o período desde o início do NBB, na temporada 2008/09, Arthur competiu em impressionantes 13 das 15 temporadas da competição pelo Brasília, acumulando um total de 380 partidas, estabelecendo assim um recorde absoluto entre os atletas do torneio.
— Eu não esperava. Na hora que eu vi o banner, a perna até tremeu. Fiquei muito feliz com a homenagem. Representar Brasília sempre foi um sonho e, hoje, receber esse reconhecimento me deixa ainda mais feliz — disse Arthur.
Homenagem para o craque já havia sido informada pelo Brasília
Dias antes da partida, o Brasília recorreu às redes sociais para anunciar que uma homenagem a Arthur ocorreria durante o jogo, sem fornecer detalhes específicos. No entanto, a aposentadoria da camisa já estava sendo preparada em segredo, em colaboração com os familiares do ex-jogador, que também estiveram presentes durante o momento emocionante em quadra.
Com a partida em andamento, o Brasília começou forte e dominou o primeiro tempo, chegando a ter uma vantagem de 12 pontos durante o primeiro quarto. A equipe manteve sua liderança no placar ao longo da segunda parcial, mas o Flamengo mostrou sinais de que assumiria o controle do jogo ao empatar o placar no fim do segundo quarto, levando as equipes para o intervalo com 39 pontos cada.
No segundo tempo, o Flamengo, que ocupa a posição de vice-líder no NBB, demonstrou porque é considerado um dos candidatos ao título da temporada. A equipe virou o jogo e passou a ditar o ritmo da partida. Apesar das tentativas de reação por parte do Brasília, o time carioca não enfrentou grandes dificuldades e garantiu a vitória por 86 a 74.