Partida entre Timberwolves x Warriors pode ser anulada por erro do juiz?

Na última terça-feira (6), o Minnesota Timberwolves recepcionou o Golden State Warriors na Target Center, para a realização do Jogo 1 das semifinais dos playoffs da Conferência Oeste. Porém, apesar de contar com o apoio de seus torcedores em maior número, os donos da casa perderam por 99 a 88. Embora tenha colocado a derrota na conta da arbitragem, não há chances do confronto ser anulado.

Ao longo da partida, jogadores e comissão técnica do Timberwolves questionaram a falta de critério da arbitragem ao ignorar faltas evidentes a seu favor. Como consequência do desempenho oscilante dos donos do apito, a franquia do técnico Chris Finch encaminhou um ofício à liga norte-americana de basquete.

“Na briga pelos rebotes defensivos, eles (Warriors) cometem muitas faltas, empurrões, agarrões e até tentam derrubar o Rudy (Gobert). Isso é evidente. Enviamos vários desses lances para a liga. Na verdade, não sei se há outro jogador com o currículo do Rudy que seja autorizado a apanhar da forma como ele apanha. Então, precisamos lidar com isso de uma forma ou de outra”, desabafou o treinador.

A fim de erguer o título da NBA sob o comando de Anthony Edwards e companhia, Finch projetou reformular as imposições dentro de quadra. Isso porque a arbitragem teria apitado em favor dos adversários, cadenciando ainda mais o desempenho do Minnesota. Sobretudo, em sua visão, o contato físico no basquete é aceitável, mas diante do Warriors a modalidade parecia outra.

“Vamos tentar fazer justiça com as próprias mãos sempre que possível. Acho que isso faz parte da natureza de um esporte físico. Mas, ao mesmo tempo, eles deveriam ver alguns desses lances. Parece linha ofensiva de futebol americano, com jogadores indo pra cima de Gobert e acertando ele”, reclamou Chris.

Técnico do Warriors contra-ataca

No primeiro compromisso da semifinal, o Timberwolves cometeu 21 faltas contra 18 do Golden State Warriors. Ainda que as reclamações de Chris Finch tenham reverberado, Steve Kerr também não se mostrou satisfeito com a não marcação de algumas infrações dos donos da casa. Segundo o renomado treinador, a NBA tem contribuído para duelos mais físicos nas eliminatórias.

“Fiquei irritado nos primeiros dez minutos. Parecia Houston de novo. Eles estavam abraçando Stephen e dava pra marcar seis faltas ali. Mas a liga já deixou claro que os playoffs vão ser mais físicos. Está tudo muito intenso em quadra. Todo mundo está fazendo falta… Também tenho minhas reclamações. Então, pode acreditar. Todos têm. É assim nos playoffs. Os dois times têm que se adaptar. Estou preparando meus próprios vídeos pra mandar pra liga”, revelou Kerr.