Paul Gasol lista os 10 maiores jogadores da história da NBA

Pau Gasol é um dos grandes nomes que fizeram a história na NBA. Aos 43 anos, ele acabou de ser indicado para o Hall da Fama da NBA, honraria máxima fornecida a qualquer atleta que tenha tido uma passagem pela principal liga de clubes de basquete. E a lenda do Los Angeles Lakers teve que responder a uma pergunta bem difícil.

Ao Los Angeles Times, o pivô respondeu sobre quais seriam os 10 maiores jogadores da história da NBA. Ele não titubeou na resposta, mas fez um acréscimo, elencando 11 nomes: Kareem Adbul-Jabbar, Bill Russell, Magic Johnson, Larry Bird, Michael Jordan, Kobe Bryant, Tim Duncan, Kevin Garnett, Dirk Nowitzki, LeBron James, Stephen Curry.

Gasol fez excelentes escolhas e justificou. Abdul-Jabbar venceu cinco títulos da NBA com os Lakers, já Russell ganhou 11 títulos com o Boston Celtics. Magic foi vencedor de cinco títulos da NBA (também com os Lakers) e Bird foi campeão três vezes, com direito a três MVP’s. “Eu acho que Magic e Larry também mudaram o jogo de uma forma muito única”, afirmou Gasol.

Jordan ganhou os seis campeonatos da NBA que os Bulls possuem e Bryant venceu dois campeonatos como companheiro de Gasol nos Lakers. Duncan ganhou cinco vezes com o San Antonio Spurs, já Garnett e Nowitzki ganharam uma vez cada, com o Boston Celtics e o Dallas Mavericks, respectivamente.

Pau Gasol e Kobe Bryant
Pau Gasol e Kobe Bryant

Por fim, as escolhas mais atuais, optando por LeBron e Curry. “Acho que esses jogadores merecem uma menção especial porque tudo o que eles fizeram foi aumentar o jogo e abrir mais portas e fornecer uma realidade e presença melhores para os jogadores da NBA hoje”, afirmou.

Gasol teve uma carreira de sucesso na NBA

Draftado em 2001 como a terceira escolha geral, ele havia sido selecionado pelo Atlanta Hawks, mas foi trocado para o Memphis Grizzlies onde permaneceu por sete anos.

Mas a sua carreira viria a alavancar quando o atleta saiu dos Grizzlies e foi para o Los Angeles Lakers. O pivô teve belíssimas atuações pela franquia e foi peça importante na conquista dos títulos de 2009 e 2010. Nas duas ocasiões, ele alcançou médias de mais de 18 pontos por partida e chegou a obter 11.3 em média de rebotes.

Indicado em quatro ocasiões para o All-Star, Gasol jogou ainda pelo Chicago Bulls, San Antonio Spurs e Milwaukee Bucks, antes de encerrar a carreira no Barcelona.