Phoenix Suns chuta a porta e manda Chris Paul embora
Phoenix Suns notifica Chris Paul e busca reforços para o elenco Chris Paul, veterano de 38 anos, é oficialmente informado de que não faz mais parte dos planos do Phoenix Suns. A equipe do Arizona avisou o armador nesta quarta-feira (7) sobre sua decisão e agora ele ficará disponível no mercado.
A franquia busca reforços e pretende fazer mudanças significativas na estrutura do time. Em seus três anos no Suns, Paul teve médias de 15,1 pontos, 4,4 rebotes e 9,5 assistências. Ele chegou em novembro de 2020, após uma troca com o Oklahoma City Thunder, e fez parte do time que chegou às finais daquela temporada e à decisão da Conferência Oeste no ano passado.
O que vem a seguir para o Suns e Chris Paul?
Com a saída de Chris Paul e a chegada do técnico Frank Vogel, o Suns tem planos de ser agressivo no mercado em busca de reforços para seu elenco. O pivô Deandre Ayton pode ser uma moeda de troca importante, já que os astros Devin Booker e Kevin Durant são considerados intocáveis pela equipe. Segundo Tim MacMahon, da ESPN, o objetivo dos Suns é reconstruir o elenco ao redor de Booker e Durant, focando em role players que se encaixem com os dois e não trazendo outra estrela.
A qualidade do banco de reservas, que foi um dos problemas do time nesta temporada, deve ser priorizada nas contratações. Chris Paul, por sua vez, planeja continuar na NBA e ajudar algum time a buscar o título. Mesmo ainda sendo um dos melhores armadores da liga, ele não se encaixa no projeto do Suns e aguarda uma possível troca ou, caso isso não aconteça, sua dispensa oficial.
Com a saída de Chris Paul, o Suns terá um valor garantido de US$ 15,8 milhões na folha salarial para 2023/24. A equipe ainda deve se tornar elegível para receber uma mid-level exception, o que permitiria a contratação de um jogador no valor de US$ 5 milhões anuais na agência livre.
A franquia tem como objetivo trazer reforços sem comprometer a saúde financeira do time, buscando contratar jogadores que estejam alinhados à estratégia e dentro do orçamento pretendido. A direção vai se reunir com Chris Paul até o dia 28 para tomar uma decisão sobre seu futuro.
Com as mudanças planejadas, o Suns busca melhorar seu elenco e se tornar um time cada vez mais competitivo. Além das chegadas do astro Kevin Durant e do técnico Frank Vogel, a reconstrução ao redor de Booker e Durant e a busca por role players devem dar ao time mais força para as próximas temporadas.
Aprimorar a qualidade do banco de reservas também é fundamental para que a equipe possa enfrentar com segurança outras equipes fortes da NBA. A promessa do novo dono, Mat Ishbia, de fazer de tudo para trazer um título a Phoenix, é um compromisso que a direção e a comissão técnica buscarão cumprir.
Chris Paul, mesmo com seu futuro incerto, continua sendo um dos melhores armadores da NBA e deve encontrar um novo lar em outro time. Os fãs do Suns, por sua vez, podem esperar por uma equipe melhor e mais competitiva à medida que Phoenix abre espaço para novos reforços.