Phoenix Suns define culpado pela eliminação e prepara troca ousada

Os Suns foram eliminados pelo Denver Nuggets nas semifinais da conferência da NBA na última quinta-feira, depois de estarem perdendo por 30 pontos no intervalo de um Jogo 6 marcado por lesões e um clima de derrota inevitável.

Um jogador que não atuou nesta partida foi o pivô Deandre Ayton, o jovem de 24 anos, ex-número 1 do draft, que está com a permanência na equipe em xeque. Ayton sofreu uma contusão nas costelas que o tirou da reta final da série, um episódio que simboliza sua irregular passagem pelos Suns.

Após uma boa participação na primeira rodada dos playoffs contra o Los Angeles Clippers, com médias de 16,8 pontos e 11,2 rebotes, Ayton foi completamente ofuscado pelo desempenho de Nikola Jokic, do Denver Nuggets.

O jogador registrou médias modestas de 10,8 pontos e 8,2 rebotes no confronto, com apenas 29,6 minutos em quadra. A derrota na série ainda escancarou a carência dos Suns em seu elenco, principalmente quando se tratando de apoio para Kevin Durant, que veio do Brooklyn Nets em fevereiro, e para o astro Devin Booker.

Possível troca de Deandre Ayton

Segundo um gerente geral da NBA, que prefere não se identificar, é praticamente certo que os Suns avaliarão trocas envolvendo Deandre Ayton. A ideia da equipe é focar em rodear Durant e Booker com melhores peças e, para isso, entendem que podem sacrificar o pivô.

“Eles sentem que podem se sair bem com uma combinação de pivôs decentes e mudar seu foco na obtenção de um talento melhor ao redor desses dois caras”, afirmou.

Uma das maiores dificuldades para uma negociação envolvendo Ayton é o mercado de troca de pivôs. “É um mercado difícil para trocar pivôs, e eles estão prestes a descobrir isso”, disse o mesmo gerente geral. Entretanto, um possível interessado seria o Chicago Bulls. “Ouvi dizer que ele está na lista, pelo menos. Muito ainda depende do draft”, completou.

A possível troca de Deandre Ayton seria um marco na reconstrução dos Suns, que vem buscando voltar aos tempos de glória – a última vez que a equipe disputou a final da NBA foi em 1993. Aposta do draft de 2018, número 1 na sua classe, Ayton ainda pode apresentar um futuro promissor no basquete, mas talvez o caminho seja fora de Phoenix.

Com as mudanças no elenco, os Suns certamente continuarão investindo em reforços para suprir as deficiências do grupo atual. A saída de Ayton, caso se concretize, seria um sinal claro de que a franquia está comprometida com seus astros e disposta a fazer grandes movimentações para alcançar um patamar mais alto na NBA.