Pivô brasileiro assina com time espanhol e vai jogar Euroliga de Basquete
O pivô Thierry Henry, isso mesmo, de apenas 16 anos é o novo reforço do Baskonia para a temporada 2024/25 da Euroliga de Basquete. O jovem homônimo do atacante francês deve participar das competições sub-18.
E não é uma coincidência. Natural de Volta Redonda-RJ, Henry tem como inspiração o camisa 12 da Seleção da França. Quem tomou a decisão foi o pai, Nilsomar, que é um grande fã do ex-jogador, campeão da Copa do Mundo de 2006 com os Bleus.
“Parece estranho, mas eu estava torcendo realmente contra o Brasil naquela Copa. E meus amigos brigando comigo porque eu estava torcendo contra. Isso foi marcante. Em 2008, ele nasceu, aí coloquei o nome de Thierry”, contou o pai, em entrevista ao “ge”.
Nilsomar sempre tentou influenciar o filho no esportes e a primeira tentativa era mesmo o futebol, mas o jovem Thierry Henry não quis. O pai então após se reunir com um pastor em uma igreja, decidiu pelo basquete.
“Quis colocá-lo no futebol também, mas ele não quis. Depois de outras tentativas, como atletismo, perguntei se ele gostava de basquete. Sou evangélico e em uma reunião na Igreja, um pastor, sem nos conhecer, falou que ele jogaria basquete. Mandei vários vídeos de basquete pra ele, até que um dia ele falou que queria treinar”, acrescentou.
O jovem pivô estava no Clube dos Funcionários, em Volta Redonda e agora, com apenas 16 anos, acerta com o Baskonia, um time tradicional do basquete espanhol.
“É uma coisa completamente diferente de tudo que eu já vi no Brasil. O jogo é mais intenso, mais físico e exige muito mais do corpo e da mente do atleta. Estou ansioso por essa nova jornada, mas com boas expectativas”, disse Henry, também ao “ge”.
Em 2024/25, o jovem terá pela frente o Campeonato Basco, a EBA (terceira divisão do campeonato espanhol adulto), o campeonato Espanha, o Adidas Generation e a Euroliga de basquete.