Por que Larry O’Brien “batiza” a taça de campeão da NBA?
Muitos se perguntam porque o troféu da NBA se chama Larry O’Brien. Por incrível que pareça, essa pessoa não foi um jogador de basquete, mas fez o seu nome no esporte da bola laranja. Uma reportagem no jornal “As” falou a respeito dessa pessoa que batiza a taça do principal torneio de basquete do mundo.
Segundo o periódico, não há nenhum registro de que Larry O’Brien tenha participado de um jogo de basquete sério em sua vida. Natural de Springfield, Massachusetts, ele ganhou notoriedade na política norte-americana.
O’Brien serviu o partido democrata nos anos 60. De acordo com o As, “Ele era o diretor-geral dos Correios dos Estados Unidos e foi nomeado para o gabinete do presidente Lyndon Johnson em meados dos anos 60. O’Brien também foi um dos principais conselheiros de acampamento dos Kennedys e George McGovern nas décadas de 60 e 70”.
A aproximação dele com a NBA aconteceu em 1975, quando substituiu J. Walter Kennedy como comissário da liga. O’Brien foi o grande líder da fusão entre a ABA e a NBA, o que aumentou o número de equipes de 18 para 23, naquela época.
Além disso, Larry O’Brien também foi o responsável por negociar acordos milionários com a CBS e fazer com que a audiência da liga disparasse em relação aos anos anteriores. A sua gestão também resultou em um aumento de público nas quadras e receita por parte das equipes, que praticamente dobraram. Apesar disso, o antigo político ficaria marcado mesmo pela introdução da cesta de três pontos, em 1979.
Anteriormente, os vencedores da competição conquistavam o Troféu Walter A. Brown. Havia apenas uma peça, que era emprestada a equipe ganhadora e devolvida no ano seguinte. A última conquista do Walter A. Brown foi em 1976, com o Boston Celtics.
Por fim, o Portland Trail Blazers foi o primeiro vencedor do troféu Larry O’Brien, em 1977. Desde então, a taça é entregue as equipes que conquistam a NBA e é uma homenagem ao lendário comissário da liga.