Por que o famoso tênis Air Jordan é tão valioso?
Os famosos tênis Air Jordan carregam consigo uma história imensa de um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Em abril do ano passado, um par que foi utilizado pela lenda foi posto à venda na faixa entre 2 a 4 milhões de dólares. Mas porque ele vale tanto?
O maior motivo para isso é, certamente, as grandes conquistas de Michael Jordan ao longo de sua carreira como jogador de basquete. Mesmo após sua aposentadoria, sua marca e sua influência seguem crescendo.
“A marca cultural de Jordan continua a aumentar, mesmo depois que ele parou de jogar. Tanto tempo depois e, realmente, ninguém chegou ao nível que ele conseguiu atingir na carreira“, disse Drew Haines, diretor de merchandising de tênis e colecionáveis da StockX, em entrevista à BBC.
Há também quem compare o fato dele estar utilizando os tênis Air Jordan em suas maiores conquistas com o Superman estar utilizando sua capa enquanto combate o crime.
Para DeLeon, ex-diretor editorial da revista Highsnobiety, que tem como foco tênis e artigos esportivos, o calçado é “uma representação de uma manifestação de grandeza humana que podia ser calçada nos pés“.
O tênis foi além das quadras e chegou até naqueles que não acompanhavam o basquete. “Revolucionaram a moda de rua. Foi um calçado que tinha um apelo cult, você os via na rua e, se fosse parte da tribo, identificava facilmente o que eles eram e podia conectar-se com as pessoas em torno deles“, disse DeLeon, também à BBC.
Agora um modelo mais nostálgico, os Air Jordan continuam sendo um sucesso nas vendas. Cada modelo lançado mantém um número significante de consumidores à marca de um dos maiores atletas da história do esporte.