Por que o Toronto Raptors joga a NBA sendo um time do Canadá?

Apesar de estar situado na cidade de Toronto, no Canadá, o Toronto Raptors disputa a NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. A franquia, inclusive, venceu a competição em 2019. Mas porque eles disputam um campeonato que não é do seu país? O motivo é mais simples do que muitos pensam.

Antes de tudo, o basquete segue um modulo cultural nos esportes estadunidenses, que é a inclusão de equipes oriundas do Canadá. Na MLS, por exemplo, temos três times (Toronto, Vancouver Whites e Montreal) canadenses na disputa. Na liga americana, a chegada de franquias do país vizinho aconteceu em 1995 com a criação do Toronto Raptors e o Vancouver Grizzlies (que hoje é o atual Memphis Grizzlies).

A explicação pra isso é puramente comercial. A NBA, é uma marca e assim como todas, busca se expandir. Além da proximidade geográfica e de algumas semelhanças culturais, o Canadá também é um país que tem o inglês como idioma oficial, dessa forma, é mais fácil inserir seus times em competições dos EUA.

Já não é novidade que a liga busca se tornar um item global. Em 2024/25 realizou o NBA Paris Games, na França. Além disso, já mandou jogos de pré-temporada em outros países, como a China e até no Brasil.

Por ora, o Toronto Raptors é o único canadense da liga. Não há projeções ou rumores sobre uma nova franquia do Canadá na liga no momento. Ainda assim, o Raptors está completamente ligado ao grande crescimento do basquete no país. A seleção, inclusive, se classificou para as Olimpíadas pela primeira vez em 24 anos. Além disso, em 2023, ficou com a medalha de bronze na Copa do Mundo da FIBA.