Por que Oscar Schmidt não jogou na NBA? Entenda
O maior ídolo do basquete brasileiro, Oscar Schmidt, poderia ter construído uma carreira de sucesso na NBA, a principal liga do mundo. Apesar disso, o “Mão Santa” foi na contramão de vários atletas e optou por não ingressar na liga, mesmo sendo escolhido no draft, em 1984.
Naquela ocasião, o draft, que seleciona novos atletas para a NBA tinha nada mais, nada menos que nomes como Michael Jordan, Charles Barkley e, claro, Schmidt. Todos os três foram selecionados, mas o brasileiro optou por não assinar com nenhuma equipe porque, para isso, teria que deixar a Seleção Brasileira. Na época, a FIBA não permitia que jogadores da NBA representassem suas seleções por entender que a liga estava muito acima em questão de qualidade.
O New Jersey Jets, atual Brooklyn Nets, foi a equipe que selecionou o “Mão Santa”, mas no final, o astro brasileiro recusou e continuou defendendo a seleção em competições.
“Não ia trocar nunca a seleção brasileira por um time da NBA. Só faltava essa. Jogar na seleção se joga pelo país”, disse Oscar Schmidt, em participação ao podcast “Ticaracatica”.
O ídolo também já recebeu questionamentos acerca de um possível arrependimento da escolha. Em entrevista ao Bola da Vez, da “ESPN”, o Mão Santa rechaçou qualquer remorso.
“Não (me arrependo de ter rejeitado). Depois de Barcelona me chamaram para ir lá. Aí eu falei ‘não vou, não’. Não vou porque não quero fazer vexame. Não quero fazer vexame em lugar nenhum”, disse.
Mesmo sem nunca atuar na NBA, o jogador está no Hall da Fama do basquete desde 2013. Além disso, até o começo deste ano, era o maior pontuador da história do esporte, mas foi ultrapassado por Lebron James.