Portugal é eliminado e está fora das Olimpíadas de 2024
Após ser derrotada por 78 a 65 pela Polônia, a seleção portuguesa de basquete não tem mais chances de disputar as Olímpiadas de Paris, em 2024. Em duelo válido pelo Grupo B de um dos Classificatórios do Pré-Olímpico europeu, a equipe deu adeus ao sonho olímpico.
Mesmo com o resultado negativo, os portugueses ainda tinham chances de prosseguir na competição, mas era necessário que a Hungria superasse Bósnia e Herzegovina por uma diferença de apenas 7 à 14 pontos, algo que não aconteceu. Comandados por Jusuf Nurkic, do Portland Trail Blazers, os bósnios venceram por 103 a 78.
Desta maneira, a Bósnia avançou como segunda colocada da chave B, que terminou com a Polônia em primeiro. Na terceira colocação, Portugal acabou eliminado da competição. No outro grupo, passaram Israel e Estônia.
As semifinais serão disputadas por Polônia x Estônia e Israel x Bósnia. Vale destacar que apenas o campeão do torneio garante vaga no Pré-Olímpico, que terá a participação de mais 19 times provenientes da Copa do Mundo FIBA e dará quatro vagas para os Jogos de Paris.
O jogo
Apesar do bom início, os portugueses rapidamente ficaram atrás no placar. Contando com o apoio da torcida, os poloneses fecharam o primeiro quarto em 17 a 10. No segundo período, a Polônia conseguiu abrir mais vantagem e foi para o intervalo vencendo por onze pontos de vantagem (35 a 24).
Mesmo com o equilíbrio nos dois últimos quartos (18 a 17 e 25 a 24 respectivamente), a Polônia se manteve na frente do placar e conseguiu a vitória por 78 a 65, selando a classificação à semifinal.
Os grandes destaques poloneses na partida foram Andrezej Pluta, Aleksander Balcerowski e Igor Milicic, que terminaram com 13 pontos cada. Por Portugal, o ala-armador Diogo Gameiro foi o cestinha com onze pontos.