Quais franquias da NBA foram um fiasco na temporada 2024/25?

Apesar de todo investimento feito nos bastidores, alguns times não conseguiram se superar dentro de quadra na temporada 2024/25. Com o objetivo principal de figurar nos playoffs para somente assim brigar pelo título da liga norte-americana de basquete, o Phoenix Suns e Philadelphia 76ers assumiram o protagonismo em termos de descenso diante dos demais concorrentes.

A nível de conhecimento, o Suns finalizou a temporada regular ocupando a 11ª colocação da Conferência Oeste. O problema é que, embora possua a folha salarial mais alta da NBA, sequer conseguiu vaga no Play-In. Potencializando a frustração dos torcedores, a franquia em questão desembolsou, na atual temporada, 220,7 milhões de dólares (cerca de R$ 1,2 bilhão na cotação atual) com o elenco.

Por sua vez, os adeptos sequer tiveram o privilégio de torcer por Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal nas eliminatórias. Isso porque a cúpula acreditou em dias melhores ao anunciar a contratação de Mike Budenholzer, técnico que foi campeão em 2021 com o Milwaukee Bucks. No mais, finalizou sua participação na NBA com 36 vitórias e 46 derrotas.

Analisando a Conferência Leste, surge o Philadelphia 76ers, responsável por deter a terceira pior campanha da repartição na fase regular da liga norte-americana. Com as oscilações de astros como Joel Embiid e Paul George, o time se despediu do título na 13ª posição com 24 triunfos e 58 tropeços. No mais, é válido destacar que a dupla é responsável por receber mais de 100 milhões de dólares (R$ 586,6 milhões) em salário por season.

Piores desempenhos dentro de quadra na NBA

Embora não tenha investimentos à altura dos adversários, o Utah Jazz, analisando os dois grupos, foi o pior time da competição. Ao longo de 82 partidas realizadas na temporada regular da NBA, a equipe de Salt Lake City conquistou apenas 20,73% de aproveitamento dentro de quadra. Isso porque atingiu 17 vitórias e alarmantes 65 derrotas na Conferência Oeste.

Ainda que o Utah tenha feito a pior campanha, o Washington Wizard não ficou muito atrás no tocante aos descensos. Mesmo contanto com a maestria de Jordan Poole, a franquia em questão somente foi capaz de conquistar 18 triunfos e 64 tropeços. Com isso, assim como o Jazz, terá a melhor oportunidade de draftar os calouros para a temporada 2025/26.