Quais os caminhos para o NBB crescer nos próximos anos?

O Novo Basquete Brasil (NBB) é a competição brasileira de basquetebol masculino, organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball. Além disso, a LNB possui uma parceria com a National Basketball Association (NBA), firmada em dezembro de 2014. Com isso, a entidade se tornou a primeira liga do mundo a ter a NBA como parceira.

Além do NBB, a LNB também organiza o Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), competição nacional de clubes Sub-22 organizada em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), um dos grandes aliados da entidade.

A LNB foi lançada em dezembro de 2008, reunindo as principais lideranças e os mais representativos clubes do basquete brasileiro, com o objetivo de reconduzir o esporte ao posto de segundo mais popular do Brasil, apenas atrás do futebol.

Tentando se basear no que há mais de moderno e bem-sucedido no conceito de gestão esportiva no mundo, a LNB conta com 22 clubes associados de sete Estados mais o Distrito federal. Dos 22 associados, 17 participam do NBB.

Os principais caminhos

Com vários jogadores de nível de seleção e com o torneio de forma geral evoluindo a cada ano, o NBB tem ficado cada vez mais em evidência. Contando com várias plataformas de transmissões, patrocinadores e divulgações em massa ajudam nessa evolução, mas ainda existem alguns caminhos a percorrer para o Novo Basquete Brasil cair de vez no gosto do grande público.

Nesse sentido, as casas de apostas podem ser boas parceiras na divulgação do basquete no Brasil. Por exemplo, as odds de basquetebol na Midnite são bem atraentes para o NBB e ajudam a fortalecer a modalidade no país.

Contratos e bons salários

Outro ponto importante são os contratos oferecidos pelos clubes. Diferentemente da NBA, que é realizado o draft para que as 30 franquias escolham jogadores vindo do basquete universitário, no NBB os times brasileiros dependem de bons contratos para atrair os principais jogadores para seus elencos.

A oferta de bons salários é o principal meio para levar um jogador a rescindir seu vínculo com um clube e se transferir para outro. Senão, a principal forma de reforçar uma equipe é atrair jogadores que estejam sem contrato e livres no mercado.

craques da nbb
JP Batista, Varejão, David Jackson, Bennett e Yago já foram alguns dos destaques que já passaram no NBB (Foto: Reprodução)

Nos últimos anos, a liga nacional tem ganhado ainda mais destaque, com grandes contratações feitas por equipes do NBB. Campeões da NBA e outras estrelas mundiais seguem atuando ou já atuaram no Novo Basquete Brasil.

Essa presença de grandes e conhecidos jogadores atraem o público, que enchem os ginásios para ver um bom jogo de basquetebol. Atletas de outros países também já enxergam o Brasil como um bom mercado para a modalidade, atualmente é bem comum vermos jogadores argentinos, americanos, entre outros países atuando no NBB.

Ampliação do público

O NBB tem ampliado seu público com conceito multicanal. Além de jogos exibidos em emissoras de TV aberta e fechada, há transmissões de partidas no YouTube, totalmente gratuito.

Além do YouTube, os direitos de transmissão do NBB temporada 2022/23 são divididas entre o Grupo Globo, que disponibiliza os jogos no GloboPlay e nos canais Sportv, além do Grupo Disney que transmite através da Espn e Star+, e da TV Cultura, que transmite um jogo por rodada em TV aberta.

Os próprios clubes também podem transmitir seus respectivos jogos em suas redes sociais, isso caso não tenha transmissão em outros canais oficiais. Todas essas alternativas ajudam no crescimento da liga.

Patrocínios

Ao longo dos anos o número de patrocínios tem aumentado no NBB. Atualmente conta com grandes marcas como a Penalty, que disponibiliza a bola oficial, além do apoio do Governo Federal.

Conclusão

Todos esses pontos são caminhos que estão sendo fortalecidos ao longo dos anos e que ajudam o NBB a crescer a cada temporada. Os torcedores apoiando o seu clube no ginásio também fortalece a liga, gerando receita de bilheteria.

Alguns times se destacam nesse quesito, são os casos do Flamengo, Franca, Fortaleza e Unifacisa, que sempre levam bons públicos para o ginásio. Então, se você gosta de basquete, não perca tempo, prestigie o esporte brasileiro e acompanhe o NBB.