Qual foi a primeira técnica mulher a comandar um time da NBA?

Não se pode negar que o basquete nos Estados Unidos sempre foi um esporte prioritariamente masculino. A WNBA, liga feminina do esporte, foi fundada apenas em 1996. Além disso, nenhum time na história da NBA havia sido comandado por uma mulher; isso era até o dia 30 de dezembro de 2020.

Faltando quase 4 minutos para o fim do jogo entre San Antonio Spurs e Los Angeles Lakers, o treinador Gregg Popovitch, multicampeão pela equipe do Texas, foi expulso. Com isso, o comando técnico da equipe foi assumido pela assistente Becky Hammon, americana que já integrava a comissão técnica da equipe desde 2014.

Os Spurs foram derrotados por 121 a 107, mas o placar ficou de lado em uma noite histórica para o esporte. Becky se declarou feliz com o feito, e garantiu estar preparada para uma possível sequência: “Tento não pensar sobre a grande imagem e seu aspecto enorme porque pode ser opressor. É meu trabalho entrar para estar focada nesses caras e ter certeza de que estou ajudando-os a fazer as coisas que nos ajudarão a vencer”.

Hammon foi eleita entre as 20 melhores jogadoras da história da WNBA, liga na qual jogou por mais de 16 anos, e começou a se interessar pela vida como treinadora durante um ano que esteve machucada e não pode jogar, comparecendo apenas às reuniões da equipe.

Beckie se envolveu em uma grande polêmica ao deixar de lado a cidadania americana por uma oferta de US$ 2 milhões para atuar pelo CSKA Moscou e se naturalizar russa. Com isso, disputou as Olimpíadas de 2008 e 2012, conseguindo nessa última uma medalha de bronze.