Quantos jogadores de fora dos EUA jogam na NBA?

A NBA nem sempre manteve suas portas abertas para estrangeiros. Nas últimas temporadas, no entanto, a liga segue quebrando recordes de jogadores de fora dos Estados Unidos em suas franquias. Em 2024/25, são 125 no total.

Isso representa uma marca para a competição que, pelo quarto ano consecutivo, mantém ao menos 120 atletas estrangeiros na temporada regular. O Canadá aparece com o maior número de atletas, enquanto França, Austrália, Alemanha e Sérvia vem logo na sequência.

Já na Europa, 61 jogadores fazem parte da principal liga de basquete do mundo. Nomes como Giannis Antetokounmpo, Luka Doncic e Nikola Jokic se destacam como líderes de suas equipes.

NBA cada vez mais expandida

Tudo isso é fruto de uma expansão que a liga adotou nos últimos anos, com diversas ações em outros países que tem o objetivo de tornar a marca da competição algo global.

Outro reflexo disso é que nos últimos anos, jogadores que não são norte-americanos dominaram as premiações de MVP da liga. Além disso, o All-Star Game também se caracteriza cada vez mais pela presença de estrangeiros.

Ainda assim, os jogadores dos Estados Unidos ainda se mantém no topo. Prova disso foram as campanhas nos Jogos Olímpicos de Paris, onde a nação terminou com medalhas de ouro tanto no masculino, como no feminino.

Por fim, a tendência é que essa diversidade de nações na NBA continue se expandindo pelos próximos anos. É de bom proveito para a liga e para os jogadores que isso siga acontecendo para o desenvolvimento do esporte em escala mundial.