Quantos jogadores tem no basquete?
Um dos esportes coletivos mais tradicionais da história, o basquete nasceu em 1891, inventado por James Naismith, professor de Educação Física nascido no Canadá que trabalhava em Springfield, cidade localizada em Massachusetts nos Estados Unidos. Na famosa cidade dos ‘Simpsons’, inclusive, que está localizado o Hall da Fama do Basquete, que homenageia diversos nomes importantes do esporte.
No basquete, são duas equipes que se enfrentam em quadra com o objetivo de arremessar a bola nas cestas que estão localizadas nas extremidades da quadra, anotando o maior número possível de pontos. Vence, obviamente, a equipe que obtiver o maior número de pontos. Agora, quantos jogadores atuam em uma partida de basquete?
Bem, as duas equipes contam com cinco titulares cada e o banco de reservas pode ser composto por até sete jogadores. Cada partida tem duração de 40 minutos (48 na NBA). São quatro quartos com 10 minutos cada (12 na NBA). O basquete é um esporte que exige muito do físico dos atletas, por isso, no meio de cada partida, há um intervalo maior.
Durante uma partida de basquete, podem ocorrer diferentes tipos de faltas, que devem ser apreciadas pela arbitragem. Estes podem ser faltas pessoais, técnicas, antidesportivas ou desqualificantes (aquelas que fogem do tradicional ‘fair play’). No total, cada jogador pode cometer até cinco faltas pessoais antes de ser excluído da partida.
Posições no basquete
Como vimos, são cinco jogadores titulares em cada time de basquete. E são cinco diferentes posições: Armador, Ala, Ala-armador, Pivô e Ala-Pivô. Cada uma dessas posições possui suas particularidades e características distintas. Um armador, por exemplo, é responsável por organizar a maior parte das jogadas ofensivas da equipe.
Já o pivô protege o garrafão, dá tocos nos adversários que tentarem jogadas infiltradas e ainda pega rebotes. Você pode conferir mais sobre as posições dos atletas no vídeo abaixo: