Quem é o dono do Oklahoma City Thunder, da NBA?
O Oklahoma City Thunder é uma equipe que passou por uma grande transformação. Pois, anteriormente, a equipe era chamada de Seattle SuperSonics. Essa mudança fez com que muitos passassem a detestar a franquia.
Isso aconteceu porque o ex-CEO do Starbucks, Howard Schultz, acabou vendendo o Seattle SuperSonics e o Seattle Storm, da Women’s National Basketball Association (WNBA), para o Professional Basketball Club LLC por 350 milhões de dólares.
Esse grupo de investidores é da cidade de Oklahoma, por isso decidiu mudar a franquia para aquela cidade. Contudo, o Professional Basketball Club LLC possui um líder que Clay Bennett e pode ser considerado o atual dono do Oklahoma City Thunder.
Desde essa mudança, o Thunder não conseguiu muito sucesso desportivo. Pois, sua única conquista foi um título da conferência em 2012, que acabou se tornando só em um vice-campeonato da NBA.
Apesar do investimento milionário feito para adquirir a franquia, os donos do Oklahoma City Thunder têm deixado a desejar nas contratações para a equipe. Por isso, existe certa pressão sobre os donos, para que novas estrelas cheguem à equipe, para que assim uma grande conquista nesta nova era possa ser alcançada.
Oklahoma City Thunder já teve a dupla Durant e Westbrook
No draft de 2008, o Oklahoma City Thunder conseguiu obter Russell Westbrook, sendo a quarta escolha daquele ano. Com isso, eles conseguiram dar um companheiro à altura para Kevin Durant, que vinha se desenvolvendo conforme envelhecia.
Na temporada seguinte, o Thunder contratou mais um grande jogador. Tratava-se de James Harden que foi a terceira escolha daquele draft.
Com uma base de jogadores com muito potencial construída, sobrava para a equipe treinar e esperar seus atletas se desenvolverem. No entanto, não demorou muito para esses talentos darem resultados.
Nos playoffs de 2012, na primeira rodada, o Thunder pegava o atual campeão Dallas Mavericks, mas a jovem equipe não tomou conhecimento e varreu eles da quadra.
Na segunda rodada, foi a vez de enfrentar o Lakers, em uma disputa de cinco jogos, o Thunder avançou mais forte e confiante do que nunca. Nas finais da conferência foi a vez de encarar o Spurs.
Essa disputa acabou sendo mais complicada, mas no 6º jogo, o Thunder garantiu a vitória indo para a grande final da liga. Porém, ao enfrentar o Miami Heat, o time acabou esmagado em uma série de 5 jogos.
Atualmente, a fase do Thunder não é nada positiva, por exemplo, no dia 2 de dezembro de 2021, a equipe perdeu para o Memphis Grizzlies por 152-79. A mesma se tornou a maior derrota de todos os tempos da NBA.
Situação do Oklahoma City Thunder
O Thunder disputa a NBA pela conferência oeste. A equipe participa da divisão Noroeste e joga na Arena Paycom Center. O elenco atual do time é o seguinte:
- Shai Gilgeous-Alexander;
- Josh Giddey;
- Luguentz Dort;
- Jaylin Williams;
- Chet Holmgren;
- Jalen Williams;
- Théo Maledon;
- Lindy Waters;
- Ousmane Dieng;
- Derrick Favors;
- Ty Jerome;
- Aleksej Pokuševski;
- Aaron Wiggins;
- Isaiah Roby;
- Tre Mann;
- Vít Krejčí;
- Mike Muscala;
- Kenrich Williams;
- Melvin Frazier;
- Jeremiah Robinson-Earl;
- Darius Bazley.
No entanto, com a janela de transferências ainda aberta, mudanças podem ocorrer. Podendo deixar a equipe mais forte ou mais enfraquecida.
Antepassado do Oklahoma City Thunder
O Seattle SuperSonics que foi o time que precedeu o Thunder foi fundado em 1967. Ao todo disputou 41 temporadas, no entanto, não conseguiu muitas conquistas nesse período.
Ao todo, foram 3 títulos da conferência oeste, além de uma taça da NBA. Devido a essa conquista, é que não se diz que o Oklahoma City Thunder não tem nenhum título da NBA, já que a equipe que o precedeu conseguiu esse feito.