Relembre o dia que o Vasco entrou no caminho da NBA e fez história

O Vasco possui muita história em todos os esportes em que a equipe já teve representantes. E o cruzmaltino pode se orgulhar de uma importante marca para o Brasil: em outubro de 1999, a equipe se tornava o primeiro time brasileiro que enfrentou uma das tradicionais franquias da NBA. O confronto foi com ninguém menos que o San Antonio Spurs, já comandado pelo lendário Gregg Popovich.

Aquele confronto foi válido pelo extinto McDonald’s Championship, disputado na Itália. Aquele torneio reunia os principais campeões continentais e o Vasco chegava como uma zebra. Mas o Vasco não fez feio na competição, já que conseguiu passar pelo Adelaide 36ers e pelo Zalgiris Kaunas, vencendo por 90×79 e 86×92, respectivamente.

Com os resultados, o Vasco garantia a sua vaga na grande final da competição e estava prestes a encarar o temido time dos Spurs, que havia sido campeão da NBA ao vencer o New York Knicks na série por 4×1. A equipe brasileira sabia que seria um grande desafio, já que a franquia norte-americana vinha nos embalos dos ídolos Tim Duncan e David Robinson.

Mesmo com toda garra, Vasco saiu derrotado contra os Spurs

A força de vontade foi válida, já que o Vasco chegou até mesmo a equilibrar o confronto em determinados momentos. No entanto, a superioridade do elenco dos Spurs fez a diferença e a equipe venceu a grande decisão pelo placar de 103×68.

Registro do duelo entre o Vasco e o San Antonio Spurs, em 1999
Registro do duelo entre o Vasco e o San Antonio Spurs, em 1999

Aquela foi a última edição do torneio e a equipe brasileira pode se orgulhar de ter sido o único time sul-americano a chegar às finais do torneio, amplamente dominado por equipes da NBA e também pelos times europeus.

De lá pra cá, vários times brasileiros já fizeram o intercâmbio e duelaram contra franquias da NBA. O principal deles é o Flamengo que recentemente viajou para enfrentar o Orlando Magic. A equipe carioca acabou sendo derrotada e, por sinal, nenhum time brasileiro na história conseguiu vencer as equipes da NBA. Vasco, Flamengo, Sesi Franca e Corinthians já tentaram, mas sem sucesso.