Retorno da Liga Ouro faz outra competição perder diversos participantes

A volta da Liga Ouro foi benéfica para a LNB (Liga Nacional de Basquete), entidade que organiza o Novo Basquete Brasil. Por outro lado, o retorno da competição deixou o Campeonato Brasileiro de Basquete praticamente sem participantes.

A competição, que é organizada pela CBB (Confederação Brasileira de Basquete) perdeu três integrantes, caindo de nove para seis em 2025. Apenas equipes de São Paulo e Santa Catarina vão buscar o título do torneio. Osasco-SP, Basquete Santos-SP, Blumenau-SC, Brusque-SC, Joaçaba-SC e Tatuí-SP confirmaram a participação.

O número de participantes é o mesmo da Liga Ouro, que terá equipes como Cruzeiro, Vitória, Liga Sorocabana, Osasco, Minas (B) e Pinheiros (B). O campeão ganha uma vaga na próxima edição do NBB. Por já estarem na competição, Minas e Pinheiros não tem direito ao acesso.

“A equipe campeã tem direito a pleitear uma vaga no NBB CAIXA 2025/26, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pela LNB. Caso não consiga apresentar todos os comprovantes necessários, o segundo colocado ganha prioridade e assim por diante”, informou a LNB, por meio de um comunicado.

O gestor do Cruzeiro Basquete, Kaká Carone celebrou o retorno da Liga Ouro e destacou que o interesse do time mineiro em disputar o Novo Basquete Brasil foi um fator importante para a decisão de deixar o Campeonato Brasileiro.

“É mais um passo em busca de onde queremos estar. Desde o início do projeto falam que o Cruzeiro de Basquete veio para estar entre as maiores equipes de basquete nacional. É cumprir mais uma etapa em busca de um objetivo coletivo. E hoje não é uma vontade só da nossa diretoria, é uma cobrança do nosso torcedor, da própria instituição. É mais uma história que vai ser escrita no trajeto do time de basquete do Cruzeiro”, disse.

A Liga Ouro começa no dia 15 de março. Na primeira fase, as equipes duelam em turno e returno com os dois melhores garantindo vaga direta na semifinal. Os quatro restantes disputam um playoff para a definição das outras duas vagas.