Revelado o principal responsável pela troca entre Luka Doncic e Anthony Davis
A troca envolvendo Luka Doncic e Anthony Davis no último final de semana causou grande repercussão nos bastidores e nos fãs da NBA. O grande responsável pelo movimento foi o GM do Dallas Mavericks, Nico Harrison. Foi ele quem deu início as tratativas que foram concluídas com sucesso para as duas partes.
Harrison é um ex-jogador de basquete. Na universidade, atuou nos times de Army e Montana State, onde até conseguiu algumas conquistas, mas que não foram suficientes para lhe darem um lugar na NBA. Com isso, tentou uma vaga no basquete internacional e até passou por Leuven Bears, da Bélgica, e Hitachi Honsha Rising Sun, do Japão. Sua carreira como jogador terminou em 2001.
Já no ano seguinte, Harrison fez uma parceria com a Nike e passou a trabalhar junto de grandes nomes do basquete como Michael Jordan e Kobe Bryant. Esse foi um grande ponto de virada em sua carreira para ingressar nos bastidores.
Apesar disso, a oportunidade como GM só veio em 2021, quando aceitou um convite de Mark Cuban, um dos sócios proprietários do Dallas Mavericks, para assumir o cargo de gerente geral e também como presidente de Operações de Basquete. De lá pra cá, Harrison não teve medo e fez algumas trocas consideradas ousadas e polêmicas.
Um dos exemplos é a ida de Kristaps Porzingis para o Washington Wizards e também a chegada de Kyrie Irving. Apesar disso, certamente, nenhuma chega aos pés da troca de Luka Doncic por Antohny Davis. O GM abriu mão do melhor jogador da franquia em troca de um pivô de qualidade e que pode reforçar o sistema defensivo do Mavs.
Resta saber se a troca será benéfica para as intenções da franquia ou se o profissional cometeu um grave erro. O restante da temporada 2024/25 mostrará se a decisão foi a correta ou não.