Revelado por que Oscar Schmidt nunca jogou na NBA
Oscar Schmidt, o querido mão santa, é sem sombra de dúvidas o maior nome do basquete nacional. Campeão mundial em 1979 e campeão pan-americano em 1987 em um emblemático jogo contra a seleção dos Estados Unidos, Oscar se tornou no ídolo de toda uma geração. Mas muitos dizem que a carreira do atleta terminou com algumas pendências a serem resolvidas.
A maior dúvida de todo brasileiro que é fã de basquete sempre será “por que Oscar Schmidt não jogou na NBA?”, tenha certeza que por falta de talento não foi. Existem muitos rumores e teorias que tentam explicar o motivo dessa façanha nunca ter se concretizado, mas depois de muitos anos, o ex-jogador decidiu esclarecer de uma vez por todas essa questão nebulosa.
Por que Oscar Schmidt nunca jogou na NBA?
Primeiro fator a se levar em consideração é que o período de atuação de Schmidt nas quadras aconteceu na década de 70 e 80. Nessa época as regras da Fiba (Federação Internacional de Basquete) eram bem diferentes das de hoje, uma das antigas regras era que um jogador atuante na NBA não poderia representar a sua seleção em campeonatos já que a liga norte-americana estava um nível acima do resto do mundo, deixando assim os jogos entre seleções mais “justos”.
“Não ia trocar nunca a seleção brasileira por um time da NBA. Só faltava essa. Jogar na seleção se joga pelo país”, disse o mão santa. Depois do emblemático jogo contra a seleção americana nos jogos Pan-americanos de 87 o time do Brooklyg Nets queria draftar o atleta, a entrada de Oscar na NBA já era garantida, mas ele preferiu defender as cores do seu país.
Mesmo nunca tendo jogado na NBA a Fiba considera o atleta um dos 50 maiores jogadores de basquete da história, além disso, Schmidt tem seu nome e homenagens no hall da fama do basquete norte-americano mesmo atuando apenas no Brasil, isso sim é uma marca para poucos.