Rival de Cooper Flagg confirmou que vai para o draft da NBA

Com a temporada 2024/25 se encaminhando para sua reta final, os destaques das universidades passaram a ser analisados com cautela por todas as franquias. A princípio, tudo indica que Cooper Flagg, jogador do Duke, será a primeira escolha do draft. Por sua vez, Dylan Harper, da Universidade Rutgers, pode entrar na briga pelo pick da próxima season.

Em detrimento dos trabalhos apresentados pelas franquias ao longo da fase regular da NBA, é possível desenhar as equipes que estarão em vantagem diante do próximo recrutamento. Visto como uma das grandes promessas, Cooper Flagg pode perder o prestígio de ser o primeiro escolhido do draft após o armador de 19 anos confirmar sua participação.

Segundo a rede CBS Sports, Dylan é projetado para ocupar uma das três primeiras posições do dratft 2025. Filho do ex-jogador e cinco vezes campeão da NBA, Ron Harper, o garoto se consolidou como grande estrela do Rutgers. Como consequência de suas façanhas em quadra, liderou a equipe em pontos (19.4), assistências (4) e roubos de bola (1.4).

Os analistas da emissora citada acima colocam Dylan Harper como a segunda escolha, atrás apenas de Cooper Flagg. A título de curiosidade, o destaque do Rutgers superou os 30 pontos ao longo de três partidas, além de conquistar seu primeiro triplo-duplo, fator que não ocorria na universidade em questão desde 1983.

“Ele é um promissor armador com qualidades criativas tanto para fazer quanto para criar arremessos para os outros”, escreveu um jornalista da CBS Sports. “Espero que quem conseguir a segunda observe isso e o exame médico. Afinal, há questões sobre sua durabilidade nesta temporada. No geral, porém, ele está em uma posição muito forte após sua única temporada na Rutgers”, disparou outro analista.

Como funciona o Draft da NBA?

Considerado um dos eventos mais aguardados pelas franquias, o Draft da NBA é responsável por servir de métrica para o que se esperar da temporada. A ação baseia-se no recrutamento dos talentos que se destacaram nas mais diversas universidades. No entanto, para as escolhas serem realizadaas é necessário seguir o regulamento da principal liga mundial de basquete.

Para manter uma competição mais equilibrada, o draft da NBA beneficia as franquias que menos renderam em quadra na temporada. Dessa forma, há uma espécie de “loteria” que projeta 14 times no recrutamento inicial. Em resumo, as equipes em questão são aquelas que não se classificaram para os Playoffs, incluindo as que se despediram da NBA no play-in.