Russell Westbrook atinge marca de dar inveja na NBA

Em uma noite espetacular, Russell Westbrook, o armador reserva do Los Angeles Clippers, não apenas ampliou seu recorde de triple-doubles como também juntou-se a Jason Kidd como os únicos jogadores da NBA a conseguirem pelo menos 15 pontos, 15 rebotes e 15 assistências em um único jogo após os 32 anos de idade. Este feito impressionante aconteceu durante a vitória dos Clippers por 105-92 sobre o Phoenix Suns, na noite de terça-feira.

Westbrook teve uma atuação memorável, com 16 pontos, 15 rebotes, 15 assistências e dois roubos de bola em 39 minutos como titular. Esta foi sua primeira triple-double da temporada e o 199º de sua carreira, atingindo 7 de 17 (41,2%) arremessos de quadra e 2 de 4 (50%) de três pontos. Segundo alguns sites de apostas da NBA, os Clippers estão com a terceira menor cotação para vencer o campeonato, ficando atrás apenas do Boston Celtics e do Denver Nuggets.

“Não estou surpreso, pois sei que me preparo muito bem”, disse Westbrook após o jogo. “Dedico muito tempo à preparação para os jogos, não importa quanto tempo eu fique em quadra. Sou grato por meus colegas de equipe acreditarem em mim.” A performance de Westbrook destaca não só o talento individual do jogador, mas também uma capacidade inigualável de contribuir em diversas facetas do jogo.

Os Desafios e os Triunfos na Carreira de Westbrook

Desde seu retorno de uma cirurgia na mão em 25 de março, os Clippers têm um registro de 7 vitórias e 2 derrotas. Westbrook lidera a lista de triple-doubles da carreira na história da NBA, uma lista que inclui nomes como Oscar Robertson, Magic Johnson e Nikola Jokic.

Além disso, através de 67 jogos (sendo 11 como titular) nesta temporada, Westbrook está com médias de 11,2 pontos, 5,1 rebotes, 4,6 assistências, 1,1 roubadas de bola e 22,7 minutos por jogo. Essas médias representam os menores números de sua carreira em pontos, assistências e minutos jogados. Contudo, ele é o único jogador a ter médias de pelo menos 10 pontos, cinco rebotes e cinco assistências vindo do banco, desde que os titulares começaram a ser rastreados na temporada de 1970-71.

Westbrook: Uma Lenda em Ascensão

Antes de se lesionar, Westbrook era conhecido por limitar seus adversários a um aproveitamento de 39,7% nos arremessos, o terceiro melhor índice entre os jogadores que contestaram 300 ou mais arremessos nesta temporada. Com seu 25.193º ponto na carreira, Westbrook ultrapassou Jerry West para ocupar isoladamente o 24º lugar na lista de maiores pontuadores da história da NBA.

Apesar das ausências de All-Stars como James Harden (pé) e Kawhi Leonard (joelho), os Clippers superaram o Phoenix com uma pontuação de 37-10 no primeiro quarto e agora acumulam quatro vitórias consecutivas e sete em oito jogos. “Nossa vontade de vencer foi incrível”, afirmou o técnico Tyronn Lue. “Começamos com uma mentalidade defensiva, fomos realmente físicos, e ofensivamente estávamos sincronizados. Foi uma excelente vitória contra um time muito bom.”

Os Clippers, com um registro de 46-33, esperam manter sua trajetória de sucesso no próximo confronto contra o Phoenix, na quarta-feira. A jornada de Westbrook e sua equipe nesta temporada é um lembrete do espírito incansável e da dedicação necessária para alcançar marcas históricas no basquete profissional.