Saiba o REAL salário ganho por um novato na NBA e fique de boca aberta

Muitos jogadores de basquete tem o sonho de entrar na NBA. Para isso se concretizar, primeiro é preciso participar do Draft, que nada mais é que uma escolha por parte das equipes. A seleção de novos jogadores, no entanto, é bastante estruturada e há posições para as franquias escolherem os atletas e isso também determina o seu salário inicial.

Vamos pegar o exemplo de Victor Wembanyama, que foi o primeiro Draft de Escolha Geral de 2023 da liga. O jogador foi para o San Antonio Spurs e tem um direito a um salário de US$ 9,9 milhões (algo em torno de R$ 48,3 milhões, na atual cotação) por temporada. Apesar disso, esse valor não é fixo e pode variar entre 80% e 120% de acordo com uma quantia pré-estabelecida anteriormente.

Para a segunda escolha do Draft, o valor já cai para 8,9 milhões de dólares. E assim vai baixando sucessivamente conforme os demais vão sendo recrutados. Esses valores tabelados sofrem um reajuste a cada temporada.

Vale lembrar também que o Draft é composto por duas rodadas. Aqueles que são escolhidos na primeira rodada podem assinar um contrato válido por quatro temporada, mas onde apenas duas são garantidas. Dessa forma, no terceiro ano há negociações com a franquia para estender ou não esse vínculo. Já os atletas que forem escolhidos na segunda rodada possam rubricar acordos que variam de um a quatro anos de duração.

Por fim, o Draft é anual e normalmente é composto por atletas que vem das ligas de basquete universitárias. Apesar disso, jogadores de fora dos EUA também podem participar.