São Paulo foi campeão Brasileiro em 2002
O São Paulo é uma equipe que já conquistou diversos títulos em toda a sua história. A equipe paulista é detentora de muito sucesso nos mais variados esportes. No basquete não poderia ser diferente. A equipe masculina, na temporada passada, ficou com o vice-campeonato no Novo Basquete Brasil, após ser derrotada pelo Franca na grande final.
Mas você sabia que o São Paulo foi o grande campeão Brasileiro no ano de 2002? Pois sim, o tricolor paulista foi o grande campeão do Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino daquele ano. O elenco naquela época contava com grandes jogadoras, em especial a ala-armadora Janeth Arcain. Ela é um nome histórico do basquete brasileiro. Ao lado de Hortência e Magic Paula, ela foi campeã mundial em 1994, além de medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991.
Janeth fazia parte daquele elenco do São Paulo que, naquela época, disputou a 5ª edição do Campeonato Brasileiro Feminino em parceria com a equipe de Guarulhos. O campeonato contou com a presença de 10 equipes e apenas as quatro melhores passariam de fase. Após 18 jogos, quatro times paulistas avançaram de fase: Americana, São Paulo, Santo André e Ourinhos.
Janeth foi peça fundamental daquele São Paulo nos playoffs
Por terem avançado com as melhores campanhas, Americana (17V 1D) e São Paulo (14V 4D) eram os grandes favoritos a chegarem nas finais. E assim aconteceu. O São Paulo derrotou o Santo André na série por 3×0. Já a equipe de Americana venceu o Ourinhos de virada, por 3×1.
Nas finais, não teve pra ninguém. As finais eram disputadas em uma melhor de cinco, assim como as semifinais. Mas Janeth e o São Paulo precisaram apenas de três jogos para confirmar o primeiro e único título da equipe paulista na competição.
Janeth anotou 358 pontos ao longo de toda a competição e foi a cestinha da temporada, além de ter sido eleita a melhor jogadora do torneio.