Seleção Brasileira busca medalha inédita no Pan-Americano do Chile

Um dos países com mais tradição nas competições no basquete dos Jogos Pan-Americanos, o Brasil ainda busca suas primeiras medalhas na modalidade 3×3. Depois de bater na trave na última edição da competição, as esquipes brasileiras estão confiantes de que irão subir no pódio em Santiago.

O basquete 3×3 debutou no Pan de Lima-2019, quatro anos atrás. Na ocasião, as duas equipes do Brasil terminaram na quarta posição, com derrotas na disputa pela medalha de bronze. Desde então, a modalidade evoluiu bastante no país, que conquistou duas vagas no pódio da Americup e um quarto lugar na Copa do Mundo.

Em entrevista para o portal Olimpíada Todo Dia, Jefferson Socas, que esteve presente nos Jogos de 2019, comentou sobre a evolução do Brasil na modalidade e afirmou que fará de tudo para conquistar uma medalha no Chile.

“A gente vem desde 2019 com um trabalho contínuo e aos poucos temos conseguido bons resultados. Nos últimos anos conquistamos resultados bem expressivos e queremos continuar assim. A maioria dos nossos ídolos são da quadra. E o sonho de qualquer atleta é participar de Pan-Americano, Mundial e Olimpíada e conseguir uma medalha. Batemos na trave em 2019 perdendo a disputa do terceiro lugar. Então viemos ao Chile para tentar trazer essa medalha que o Brasil merece”, disse o jogador brasileiro.

Vitória Marcelino, da seleção feminina, também comentou sobre a responsabilidade de representar o Brasil em uma competição importante como o Pan-Americano e projetou a conquista de medalhas inéditas para o país.

“Acredito que isso é reflexo do trabalho que a gente vem fazendo. Acho que todo mundo no 3×3 é comprometido e sabe da importância de levar a sério cada campeonato para assim conseguir bons resultados. Sabemos da responsabilidade que é representar o Brasil. E com certeza queremos fazer bonito e subir no pódio, continuar levando troféus para o Brasil”, disse Vitória.

Quem irá representar o Brasil no basquete 3×3 do Pan-Americano?

Seleção feminina 3×3

Vitória Marcelino – SESI Araraquara
Lays da Silva – Santo André
Luana Batista – Praia Clube Uberlândia
Kawanni Silva – Praia Clube Uberlandia

Seleção masculina 3×3

Jefferson Socas – Praia Clube Uberlandia
Léo Branquinho – Praia Clube Uberlândia
Jonatas Mello – Praia Clube Uberlândia
Ruan Miranda – Paulistano