Seleção Brasileira encerra ciclo e torcida já pode comemorar

A Seleção Brasileira de Basquete Feminino encerrou a etapa de treinamentos que aconteceu no ginásio do SESI Araraquara e a delegação brasileira já seguiu viagem com destino a Belém, onde as meninas disputarão uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 no Pré-Olímpico, que será disputado entre os dias 8 e 11 de fevereiro.

O Brasil tem como um dos trunfos para conseguir a vaga nas Olimpíadas deste ano o fato de jogar em casa. A equipe feminina de basquete disputará três vagas contra Alemanha, Austrália e Sérvia. O treinador José Neto levou João Camargo, técnico do SESI Araraquara, como seu auxiliar na busca por uma vaga olímpica.

Além dele, a equipe paulista cedeu a armadora Débora Costa e a ala-pivô Vitória Marcelino, que fazem parte das convocadas da seleção brasileira feminina. Débora, inclusive, destacou a recepção dos torcedores na chegada em Belém.

“Fomos muito bem recebidas e estamos muito felizes. Primeiro treino muito bom aqui no Pará, importante para nos acostumarmos com o clima, umidade, tudo mais. A ansiedade está chegando, mas estamos muito preparadas para buscar nosso objetivo”, afirmou a armadora.

Seleção Brasileira quer voltar para as Olimpíadas

A última vez que a Seleção Brasileira de Basquete Feminino esteve presente nas Olimpíadas foi nos jogos de 2016, que foram realizados no Rio de Janeiro e o Brasil teve direito à vaga por ser país sede. Na fase de grupos, no entanto, o desempenho foi bem abaixo: cinco derrotas nos cinco jogos disputados.

As seleções de basquete masculina e feminina do Brasil não conquistaram vaga para os Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio. As meninas perderam seus três jogos para França, Porto Rico e Austrália e acabaram ficando de fora da competição, já que, assim como este ano, três das quatro melhores se classificariam. O Brasil busca mudar o cenário este ano e quer carimbar o passaporte para Paris.