Sérvia deixa Jokic de lado e elege outro astro da NBA como capitão

A Sérvia já está nos preparativos para a disputa da próxima Copa do Mundo de Basquete. E a seleção já tem o seu capitão definido. Trata-se do experiente ala-armador Bogdan Bogdanovic, de 30 anos. Ele é atleta do Atlanta Hawks e um dos principais jogadores da equipe. Agora, ele vai carregar a honraria de capitanear a sua seleção na busca do título de campeão mundial.

Bogdanovic, Capitão da Sérvia
Bodgan Bogdanovic, novo capitão da Sérvia

Tudo indica que o capitão sérvio seria outro atleta: Nikola Jokic, que recentemente foi campeão da NBA com o seu Denver Nuggets. No entanto, o duas vezes MVP da liga optou por não disputar a competição mundial pela sua seleção. O foco de Jokic será descansar e se preparar para a próxima temporada, haja vista que ele disputou quase 70 partidas na temporada regular e 20 jogos nos playoffs.

O treinador e alguns líderes da equipe tentaram mudar a decisão de Jokic e fazê-lo jogar a competição, mas os esforços foram em vão. A Sérvia está no Grupo B da competição e vai disputar a vaga nas próximas fases contra a China, o Porto Rico e o Sudão do Sul, outras equipes do grupo. A Sérvia é a favorita do seu grupo para passar pra próxima fase.

Temporada de Bogdanovic, novo capitão da Sérvia

Ele tem 30 anos e está na NBA desde 2017. Bogdanovic foi draftado para a NBA em 2014, como o 27° escolhido pelo Phoenix Suns. No entanto, ele não atuou pela equipe. Naquele ano, ele jogou pelo Fenerbahce, onde ficou até 2017, quando foi negociado para o Sacramento Kings.

Pela equipe do Oeste, ele disputou três temporadas e apresentou números satisfatórios, vindo de desempenhos regulares pela equipe. Até que em 2020, após uma polêmica com seus agentes na época, Bogdanovic assinou um contrato de quatro anos com os Hawks, no valor de US$ 72 milhões.

Na carreira, ele tem médias de 14,2 pontos por partida, 3,4 em rebotes e 3,3 de assistências.