Shaquille O’Neal e LeBron James podem voltar a rivalizar na NBA

Shaquille O’Neal e LeBron James já protagonizaram diversos momentos dentro das quadras da NBA. Os grandes ídolos de diferentes gerações já atuaram juntos, mas protagonizaram grandes momentos rivalizando entre si, principalmente quando Shaquille vivia um excelente momento no Los Angeles Lakers e LeBron brilhava no Cleveland Cavaliers onde, por sinal, eles já atuaram juntos.

LeBron James e Shaquille O'Neal, quando defenderam o Cleveland Cavaliers
LeBron James e Shaquille O’Neal, quando defenderam o Cleveland Cavaliers

Mas os dois astros agora podem travar uma nova batalha. Isso não quer dizer que o pivô voltará as quadras. Aos 51 anos, ele vive um bom momento como empresário e é justamente nesse ramo que eles pode duelar com King James. A NBA planeja criar uma nova equipe em Las Vegas e os dois grandes nomes do basquete seriam os principais interessados a serem donos da franquia.

O camisa 23 dos Lakers já disputou mais de 20 temporadas na carreira e começa a pensar no que irá fazer quando se aposentar das quadras. Ele já manifestou o interesse em ser dono de uma franquia em Vegas, algo que Shaquille também já afirmou em entrevista.

“Eu gostaria de ter meu próprio grupo. Eu sei que Las Vegas ainda não tem um time da NBA, mas se um dia chegar a este ponto, eu gostaria de fazer parte disso. Não quero ter parceria com ninguém. Quero tudo para mim” afirmou Shaq em entrevista ao “The Messenger”.

Rivalidade entre James e Shaquille durou alguns anos

Eles já dividiram a quadra pelo Cleveland Cavaliers e na Temporada 2009/2010, levaram a franquia às semifinais da Conferência Leste. No entanto, de 2003, ano em que LeBron debutou na Liga e 2011, quando Shaquille se aposentou, a rivalidade entre ambos foi acendida quando o ala defendia os Cavs e o pivô acumulava passagens por equipes como Los Angeles Lakers, Miami Heat e Boston Celtics.

A ideia da Liga em expandir o número de equipes é algo que já vem sendo discutido há bastante tempo. O objetivo é aumentar a arrecadação principalmente depois dos prejuízos causados pela pandemia da Covid-19, quando os atuais donos das franquias precisaram concordar em dividir as receitas futuras da NBA para receber uma compensação financeira.

A última expansão da NBA aconteceu em 2004, quando passou a ter 30 equipes, número que permanece até hoje.