Site lista os 10 maiores jogos de basquete das Olimpíadas 2024

As Olimpíadas 2024 chegaram ao fim no último domingo (11). Foram pouco mais de duas semanas de um evento intenso e com muitas partidas emocionantes. E, no caso do basquete, não foi uma exceção. O portal “FadeAway World” listou os 10 jogos mais emocionantes de Paris.

O site aponta que cada jogo teve um contexto especial, seja de uma zebra ou de uma virada emocionante com um arremesso nos segundos finais, os Jogos Olímpicos de Paris entregaram tudo o que podiam ao torcedor.

Os 10 maiores jogos de basquete das Olimpíadas 2024

1. EUA x Sérvia – Semifinais

O confronto teve de tudo. Viradas, emoções e uma qualidade incrível. Os sérvios chegaram a ter 17 pontos de vantagem, mas viram um “Dream Team” liderado por Lebron e Curry virar e levar os EUA a grande decisão.

2. EUA x França – Final

O duelo que definiu a entrega da medalha de ouro teve como tônica a intensidade. As duas equipes disputaram ponto a ponto com destaque para a partida de Victor Wembanyama, que liderou os franceses e Stephen Curry, que conduziu os americanos. No final, deu EUA por 98 a 87 e mais um ouro na conta dos americanos.

3. Sérvia x Austrália – Quartas de final

Esse jogo foi o sinônimo de drama total. A partida foi disputada ponto a ponto até o estouro do cronômetro, que não foi o suficiente para determinar um vencedor. No final, a prorrogação deu a classificação aos europeus.

4. França x Alemanha – Semifinal

O jogo que levou os anfitriões à grande decisão. Apesar da grande partida de Dennis Schroder, que anotou 18 pontos, Guerschon Yabusele (17 pontos), Isaia Cordinier (16 pontos) e Victor Wembanyama (11 pontos) levaram os franceses adiante.

5. França x Japão – Fase de grupos

O caminho dos donos da casa até a medalha de prata não foi nada tranquilo. Contra o Japão, foi necessário a prorrogação para garantir a vitória por 94 a 90. O duelo ficou marcado pela troca de lideranças no placar, com o Japão quase conseguindo uma grande virada. No final, os franceses reagiram e empataram o duelo faltando menos de 16 segundos para o estouro do cronometro.

6. Canadá x Espanha – Fase de grupos

Os canadenses terminaram a campanha na fase de grupos com três vitórias em três jogos, sendo o último um filme de drama, com uma vitória por 88 a 85 frente a Espanha. O jogo parecia tranquilo para o Canadá, mas os espanhóis reagiram no último quarto, quase empatando o confronto. No fim, pesou a qualidade de Shai Gilgeous-Alexander, que marcou 20 pontos.

7. Sérvia x Alemanha – Medalha de Bronze

Com show de Nikola Jokic, a Sérvia coroou a boa campanha com um bronze ao bater a Alemanha por 93 a 83 na decisão. A equipe de Dennis Schroder até tentou reagir, mas viu um sólido quinteto sérvio administrar a vantagem até o final.

8. Grécia x Canadá – Fase de grupos

Apesar do incrível poder de reação, os gregos não conseguiram superar os canadenses. Mesmo com Giannis Antetokounmpo em forma (34 pontos), o Canadá soube administrar e barrar o bom momento do adversário e saiu com a vitória por 86 a 79.

9. Canadá x Austrália – Fase de grupos

Em um dos jogos com a maior presença de atletas da NBA, o Canadá conquistou mais um triunfo, por 93 a 83. Os australianos largaram na frente e chegaram a ir para o intervalo em vantagem. No segundo tempo, os canadenses ajustaram o setor defensivo e aprimoraram o ataque, já vinha bem. Com isso, colocou uma mão na vaga para as quartas.

10. Sérvia x Sudão do Sul – Fase de grupos

Fechando a lista dos dez melhores jogos das Olimpíadas 2024, está o confronto entre Sérvia x Sudão do Sul. Os europeus venceram por 96 a 85, mas o duelo foi bem mais disputado do que o marcador aponta. O que pesou para o triunfo dos europeus foi a experiência em torneios desse tipo. Apesar disso, os sul-sudaneses saíram com a cabeça erguida.