Surge um forte candidato para ser treinador dos Los Angeles Lakers

O Los Angeles Lakers parece estar se preparando para uma nova busca por um técnico chefe, já que relatórios indicam que o atual técnico, Darvin Ham, provavelmente será dispensado após duas temporadas.

A escolha de um técnico de qualidade tem sido um desafio para os Lakers, que já tiveram seis técnicos desde a aposentadoria de Phil Jackson em 2011 e agora provavelmente buscarão o sétimo. Desde Jackson, Luke Walton foi quem mais comandou jogos pelo Lakers, durando apenas três temporadas.

O que torna Tyronn Lue uma escolha relevante para os Lakers?

Um dos maiores equívocos dos Lakers nos últimos anos foi não contratar Tyronn Lue para substituir Walton em 2019, apesar dos desejos de LeBron James. Agora, parece que eles podem ter outra chance de fazer isso acontecer. Segundo Dave McMenamin da ESPN, no Dan Patrick Show, Lue e JJ Redick estão entre os candidatos assim que os Lakers iniciarem a busca por um novo técnico:

“Certamente, a opinião de LeBron é considerada por Rob Pelinka quando ele faz seus negócios, ele o chama de parte interessada. Mas, isso dito, a opinião de LeBron já era conhecida há alguns anos, quando LeBron queria que Ty Lue fosse o técnico chefe para substituir Luke Walton, o que não aconteceu.”

“Então, não é apenas porque LeBron coloca um carimbo em um cara que os Lakers vão automaticamente contratá-lo para ser o novo cara à beira do campo. Mas certamente sua influência importa e os Lakers são uma franquia de glamour e gostam de ser considerados dessa maneira, e você consegue um cara com algum cache em JJ Redick se conseguisse tirá-lo da equipe de transmissão número um da ESPN e ABC diretamente para os bastidores, um cara bonito, que fica bem de terno.”

Quais outros nomes surgem como possíveis candidatos ao cargo de técnico dos Lakers?

Lue obviamente tem uma história com James desde o tempo em que estiveram juntos no Cleveland Cavaliers, então, se os Lakers estão tentando manter sua estrela feliz e evitar que ele saia neste verão, Lue deveria ser sua principal opção. Enquanto Lue ainda é atualmente o técnico chefe do L.A. Clippers, eles estão à beira de uma eliminação na primeira rodada e ele não tem um contrato de longo prazo, levando muitos a acreditarem que uma separação é possível.

Redick também é alguém que tem uma relação próxima com James depois de começarem um podcast juntos no início deste ano. Ele recentemente se candidatou ao cargo de técnico do Charlotte Hornets, então parece estar interessado em se tornar técnico.

Reflexões de Darvin Ham sobre suas duas temporadas como técnico chefe dos Lakers

Embora ainda não tenha sido oficialmente informado de que está fora do emprego, as indicações são claras para Darvin Ham, que refletiu sobre suas duas temporadas na organização dos Lakers: “É uma ótima pergunta. É difícil,” disse Ham. 

“Minha mente está em todos os lugares agora, então é uma ótima pergunta… mas talvez em algum momento mais tarde eu lhe dê uma resposta. Foram dois anos incríveis, eu lhe digo isso. Sentar nesta cadeira, foram dois anos incríveis. Muitas coisas boas foram feitas, mas no final você quer ganhar aquele prêmio final.”

“Eu sei como é essa sensação, tive esse sentimento algumas vezes, então quero fazer tudo ao meu alcance para não… para evitar sentir este sentimento agora, o sentimento de derrota. Mas novamente, vou controlar o que posso controlar, continuar a crescer e espero ser um técnico melhor por causa disso.”