Técnico brasileiro foi eleito o melhor da Euroliga em sua primeira temporada
Tiago Splitter, técnico brasileiro que comanda o Paris Basketball, foi eleito o melhor treinador do primeiro turno da Euroliga de basquete. Cabe lembrar que essa é a primeira temporada do profissional a frente da equipe francesa.
Splitter recebeu 27,8% dos votos dos GMs participantes. O Paris finalizou o turno como o sexto colocado na competição. Em algumas rodas, chegou a estar na liderança geral. Também é importante ressaltar que essa é a primeira temporada da equipe na principal competição de basquete do Velho Continente.
Além da EuroLeague, o Paris também disputa o Campeonato Francês e a Copa da França de Basquete. Nacionalmente, também faz boas campanhas, se mantendo na parte de cima da tabela.
Splitter mostra talento também como treinador
Nos tempos de jogador, o brasileiro também acumulou um histórico vitorioso, algo que ainda está construindo como técnico. Foram títulos no Baskonia, da Espanha e também no San Antonio Spurs. Na temporada 2013/14, Splitter se tornou o primeiro brasileiro a vencer uma edição da NBA.
Três anos depois, decidiu se aposentar como jogador, mas seguiu no basquete. Tiago trabalhou como olheiro no Brooklyn Nets, em 2019 e ainda no mesmo ano passou a ser assistente da equipe. Mais tarde, se transferiu para o Houston Rockets.
Agora, assumiu o Paris Basketball, onde substituiu Tuomas Lisalo, que assumiu um cargo no Memphis Grizzlies. Splitter também é o primeiro brasileiro a comandar uma equipe na Euroliga.
Por fim, cabe lembrar que o profissional de 39 anos também segue na Seleção Brasileira, como assistente de Aleksandar Petrovic.