Técnico deixa comando da seleção de basquete dos EUA; saiba quem deve assumir o cargo
A seleção de basquete dos EUA deve passar por mudanças no comando técnico. De acordo com o jornalista Marc Stein, do portal “Substack”, Steve Kerr não deve permanecer como treinador para o próximo ciclo.
Foram três anos a frente no comando do “Team USA”. Apesar do ouro, o técnico, que também está a frente do Golden State Warriors, deixou uma impressão negativa ao terminar a Copa do Mundo da FIBA com o quarto lugar.
Em entrevista ao “The Athletic”, em novembro, Kerr já havia manifestado a possibilidade de encerrar o ciclo na seleção: “Para mim, são dois anos. É um ciclo. [Gregg] Popovich treinou na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Agora é minha vez de passar o bastão. Acho que é assim que deveria ser”, disse.
Stein também pontuou dois nomes como os principais favoritos para assumir o cargo. O primeiro deles é Erik Spoelstra, que está no Miami Heat. Já o segundo é Tyronn Lue, que trabalha no Los Angeles Clippers. A dupla atuou como assistente de Kerr nas Olimpíadas de Paris, onde o EUA conquistou mais uma medalha de ouro.
Os dois candidatos possuem um histórico bastante vitorioso. Spoelstra, por exemplo, tem dois títulos da NBA com o Heat, além de seis presenças em finais. Já Lue conquistou a competição em 2016, pelo Cleveland Cavaliers.
Independente de quem assumir a equipe, o novo treinador terá que lidar com uma renovação no elenco norte-americano. Vários atletas do time de 2024 estarão em idade avançada para participar dos Jogos Olímpicos, enquanto outros astros da NBA não despertaram interesse em estar na equipe.