Técnico do Brooklyn Nets deixa cargo como treinador de seleção
Técnico do Brooklyn Nets na NBA, Jordi Fernandez deixou o cargo de treinador da seleção masculina de basquete do Canadá. O anuncio aconteceu na última quinta-feira (6), por meio de um comunicado da Canada Basketball.
“O Canada Basketball anunciou hoje que Jordi Fernandez informou ao programa que não buscará estender seu contrato como treinador principal da seleção masculina sênior.
Fernandez, que está em sua primeira temporada como treinador principal do Brooklyn Nets, disse que é grato pela oportunidade de ter liderado a equipe masculina sênior do Canadá, reconhecendo-a como uma experiência inestimável que ajudou a moldar sua carreira de treinador”, informou a associação.
Fernandez chegou a equipe em 2023 para substituir Nick Nurse e completar o ciclo para os Jogos Olímpicos do ano seguinte. Neste período, conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo da FIBA e levou o país à primeira classificação as Olímpiadas em 24 anos. Nos jogos da França, a equipe terminou em quinto lugar.
“Em primeiro lugar, quero agradecer ao Canada Basketball pela oportunidade e pela confiança que depositaram em mim para representar este país no cenário global. Estou incrivelmente orgulhoso de ter representado o Canadá em uma Copa do Mundo e nas Olimpíadas, e grato por ter experimentado ambos com este grupo especial. Liderar a equipe do Canadá me tornou um treinador melhor, e eu não estaria na posição que estou hoje sem essa oportunidade. Quero agradecer a todos os jogadores e funcionários que não apenas tiveram sucesso na quadra, mas também criaram uma cultura incrível para o grupo. Não tenho dúvidas de que a equipe do Canadá tem um futuro brilhante e o melhor ainda está por vir”, disse Fernandez, em comunicado de despedida.
O técnico também informou que decidiu deixar a seleção para priorizar a família e também suas responsabilidades com o Brooklyn Nets na NBA.
Já a Canada Basketball afirmou que irá iniciar o processo de procura por um novo treinador para o ciclo das Olimpíadas de 2028.