Timão enfrentou o Corinthians na final do Campeonato Brasileiro de 1996; entenda
Na história do esporte, já demos de cara com várias ocasiões que são, no mínimo, estranhas. Mas com certeza essa chama bastante atenção. Você sabia que o Timão e o Corinthians já decidiram o Campeonato Brasileiro de Basquete de 1996? Sim, foi Corinthians contra Corinthians. E não, não era um confronto entre titulares e reservas. Vem entender melhor essa história!
Esse confronto aconteceu em 1996 e levou à quadra as equipes do Corinthians (de São Paulo) e o Corinthians (do Rio Grande do Sul, que atualmente é o União Corinthians). O Campeonato Brasileiro daquela época contou com a presença de outras 10 equipes.
Na primeira fase, os paulistas terminaram na primeira colocação com 39 pontos, que vieram de 17 vitórias e 5 derrotas, nas 22 partidas disputadas. Já os gaúchos ficaram na terceira colocação apenas dois pontos atrás, com 15 vitórias e 7 derrotas.
Naquele tempo, as quartas de final eram disputados em uma melhor de três. O Corinthians de São Paulo passou pelo Nosso Clube/Cosesp pelo placar de 2×0. Já o Corinthians gaúcho teve mais dificuldades. Após perder o primeiro jogo para o Mogi, a equipe precisou vencer a segunda partida para empatar a série e provocar um desempate. Jogando em casa, por ter tido campanha melhor que o adversário, os gaúchos venceram e foram para as semifinais.
Como “os” Corinthians chegaram na final?
Nas semifinais, o modelo tradicional que já conhecemos: melhor de cinco. O Corinthians – SP teve que enfrentar o Franca, enquanto que o Corinthians – RS mediu forças contra o Rio Claro. Os paulistas passaram pelo Franca após vencer a série por 3×1. E os gaúchos novamente precisaram do jogo de desempate para poder vencer a série e garantir a vaga nas finais: 3×2.
Na grande final, Corinthians x Corinthians. O timão perdeu o primeiro jogo para os gaúchos, mas fez uma série de três excelentes partidas em sequência, ganhando todas e se sagrando os grandes campeões daquele ano. Aquelas finais consagraram um cara chamado Oscar Schimidt. Sozinho, Oscar fez 136 pontos nos quatro jogos das finais.