Time de basquete campeão brasileiro decide fechar as portas
O Ituano, equipe campeã da LBF em 2021, anunciou, na última quinta-feira (16), a suspensão das atividades do time de basquete feminino. Por meio de um comunicado nas redes sociais, o time paulista informou que não tem condições de viabilizar a participação em campeonatos neste ano.
“Fazer esporte em nosso país exige, além de muita dedicação, a captação de recursos e apoiadores para viabilizar a prática em alto rendimento. Com a nossa modalidade basquete feminino não foi e não é diferente.
Ao longo dos últimos sete anos, disputamos em altíssimo nível os Jogos Abertos Regionais, Campeonato Paulista e a liga nacional, consagrando-se campeões em algumas oportunidades e em outras sempre mantendo a competitividade.
Conquistar este espaço no cenário nacional do basquete feminino e apresentar este alto nível de desempenho, exige muitas responsabilidades além da financeira.
Considerando que o Ituano, desde o ano de 2018 sempre zelou em honrar seus compromissos e entregar uma equipe de alto nível competitivo, não seria condizente com a política administrativa do Clube entregar em 2025 algo diferente do que foi apresentado ao longo das últimas sete temporadas.
Diante disso, com grande pesar, oficializamos através desta, que o CLUBE ITUANO DE ESPORTES não terá na temporada 2025 a modalidade basquete feminino”, escreveu o perfil oficial da equipe, no Instagram.
O Ituano agradeceu a compreensão dos torcedores e ressaltou que espera retornar às atividades em 2026. Além disso, a equipe também informou que outros departamentos, como o futebol, ainda seguem ativos e anunciou a abertura de uma nova modalidade.
“Agradecemos a dedicação e respeito pelo qual todas as atletas e comissões técnicas, que por aqui passaram, dispenderam ao Maior do Interior enquanto vestiram nossa camisa. Agradecemos também o apoio e atenção da Liga de Basquete Feminino – LBF ao longo desse período e desejamos sucesso na organização e aos participantes deste ano!
Esperamos e trabalharemos para que em 2026 possamos estar de volta.
No mais, continuaremos fortes com as nossas outras modalidades: futsal down, futsal feminino, futebol feminino, e-sports, taekwondo, tênis de mesa, natação, skate e a nova modalidade, futebol de mesa”, acrescentou a nota.
O maior conquista do Ituano aconteceu em 2021, quando o time venceu a LBF (Liga de Basquete Feminino) ao derrotar o Blumenau na decisão por 3 a 0. Já na última edição do campeonato, o Galo terminou em terceiro na classificação geral. O departamento de basquete feminino operava desde 2018.